Sem categoria 16/05/2014 06:06
O Brasil vai passar vergonha na Copa, diz Presidente do TCU
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, fez hoje severas críticas à organização da Copa do Mundo no Brasil.
Segundo ele, muitas cidades vão passar vergonha porque o evento será realizado em meio a obras de infraestrutura inacabadas ou que não saíram do papel.
Para Nardes, o Brasil precisa abandonar a cultura do improviso e do “jeitinho” e episódios como esses servem de exemplo para que o problema não se repita nos preparativos dos Jogos Olímpicos de 2016 – cujos atrasos no cronograma já receberam críticas de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).
– Precisamos avançar como nação nos preparativos para as Olimpíadas para evitar cometermos erros, situações de constrangimentos e atrasos. Estaremos vigilantes para que nos Jogos Olímpicos não passemos vergonha como infelizmente vamos passar na Copa do Mundo, onde algumas cidades não estão preparadas para receber os cidadãos – disse Nardes.
As declarações foram feitas hoje à tarde durante o lançamento do portal Fiscaliza Rio 2016, que reúne informações sobre auditorias feitas pelos tribunais de contas da União, do Estado e do Município do Rio nos preparativos para os Jogos Olímpicos em áreas como infraestrutura, segurança e mobilidade urbana.
A cerimônia ocorreu no auditório do TCE, na Praça da República, no Centro do Rio. Por coincidência, a cerimônia começou no mesmo horário em que, a 500 metros dali, manifestantes se concentravam para promover um protesto contra os gastos públicos na Copa do Mundo.
Quando o evento terminou, muitos convidados acabaram retidos no congestionamento causado pelos protestos.
O ministro citou vários exemplos de obras de infraestrutura previstas para a Copa do Mundo que estão atrasadas, não foram realizadas ou acabaram executadas de forma errada em quase todas as cidades-sede:
– Teremos decepções na Copa. Estive em Cuiabá na semana passada e fiquei impressionado. A situação lá parece uma praça de guerra. As obras nos aeroportos não estão terminadas. Houve atrasos em outros aeroportos, como no Galeão e em São Paulo, porque demorou-se a decidir a fazer a concessão do serviço à iniciativa privada. E, quando a decisão foi tomada, perdeu-se muito tempo para definir qual o modelo.
Deu em O Globo

Descrição Jornalista
Dia dos Beatles: 5 fatos não tão conhecidos sobre a banda
27/06/2026 19:35
Conar suspende publicidade de bets na CazéTV durante a Copa; entenda
27/06/2026 16:31
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 274 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 223 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 220 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 219 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 215 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 212 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 203 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 186 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 183 visualizações