Futebol 01/05/2023 05:48
No Maracanã, Botafogo bate Flamengo por 3 a 2 e assume liderança no Brasileiro
Tiquinho Soares brilha e Glorioso mantém 100% de aproveitamento

O Botafogo venceu o Flamengo em pleno Maracanã por 3 a 2 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo (30).
Em boa fase com três vitórias consecutivas desde o início do Brasileirão, o clube comandado pelo português Luís Castro soma nove pontos.
Tiquinho Soares marcou duas vezes e o terceiro veio dos pés do volante Danilo Barbosa. Léo Pereira descontou duas vezes para o Rubro-Negro.
Essa foi a segunda derrota do Flamengo na competição, marcando apenas três pontos e ocupando posições bem abaixo do adversário de ontem.

Jorge Sampaoli começou a ter problemas no vestiário, minutos antes de jogo: Gerson sentiu dor no músculo adutor da coxa esquerda e foi cortado. Ayrton Lucas, que seria poupado por desgaste físico e começaria o clássico no banco, foi o escolhido para a vaga de Gerson. Por quê?
Com três zagueiros (Fabrício Bruno, Léo Pereira e David Luiz), Sampaoli escalaria na ala esquerda Everton Cebolinha. Em vez de colocar um meia no lugar de Gerson, Sampaoli preferiu mudar razoavelmente o que havia pensado antes do confronto: Ayrton foi jogar na dele e Everton mais adiantado.
A impressão que deu é que os jogadores se atrapalharam com essa mudança.
O Botafogo de Luís Castro não tinha nada a ver com isso e usou da estratégia natural de chamar o Flamengo a seu campo e sair no contra-ataque.
Com um detalhe interessante: à moda Sampaoli, o goleiro do Flamengo, Santos, jogou como um líbero, em determinados momentos aparecendo quase no meio de campo para iniciar as jogadas. Castro percebeu e nesse momento, pressionava.
O Flamengo criou algumas chances, mas Gabriel e Pedro não se entendiam no ataque. O Botafogo começou a ficar um pouquinho mais com a bola, adiantou a marcação e aos 28 minutos Wesley derrubou Victor Sá dentro da área. Pênalti bobo, mas pênalti. Tiquinho Soares não perdeu.
O já bagunçado Flamengo bagunçou de vez e nos acréscimos. Danilo Barbosa apareceu sozinho na área, após cobrança de escanteio, para marcar 2 a 0.
Sampaoli fez no intervalo o que deveria ter feito antes da partida, após Gerson se machucar: colocou um meia na meia.
Everton Ribeiro ocupou o lugar de Ayrton Lucas, mas não sua função. Com um armador, o Flamengo cresceu e começou a perder gols, principalmente com Gabigol, em tarde ruim.
Com quatro minutos, o lateral-direito Rafael foi expulso, ao receber o segundo cartão amarelo, que virou vermelho após entrada dura. Luís Castro, então, optou por colocar um lateral de ofício, Di Plácido, no lugar de um atacante, Júnior Santos.
Mas quando ocorreria a troca, ele desistiu, mas já era tarde. Castro enlouqueceu com a arbitragem, andando na beira do campo, e também levou vermelho.
Léo Santos, aos 12 minutos, diminuiu o placar, após cruzamento de Fabricio Bruno, e parecia que o Flamengo iria para o abafa, mas por incrível que pareça o Botafogo se assentou em campo, principalmente por ótima atuação de Tchê Tchê.
E foi o volante que achou Tiquinho Soares para marcar 3 a 1.
Os jogadores e comissão técnica do Botafogo pediram a expulsão de Thiago Maia, em dividida, mas Edina Alves, que foi até o monitor do VAR ver o lance, decidiu só pelo amarelo.
E aí começou o abafa do Flamengo, aos 35 minutos. Cinco minutos depois, Everton Ribeiro cobrou escanteio e Léo Pereira, de novo, cabeceou para diminuir.
A partir daí foi o Flamengo em cima, o Botafogo se defendendo como podia. E com 11 minutos de acréscimo, o Glorioso se segurou para alcançar a liderança.

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 229 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 203 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 195 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 187 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 183 visualizações
Ataque ao Irã deve pressionar preço de combustíveis, dizem especialistas
01/03/2026 04:44 177 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 175 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 174 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 174 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 170 visualizações