FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 01 ano – 0502 a 0503

Corrupção 03/03/2021 07:44

Nicolas Sarkozy é condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência

Ex-presidente francês poderá cumprir a pena em casa, sob medidas de monitoramento eletrônico

Nicolas Sarkozy é condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado nesta segunda-feira a três anos da prisão, dos quais terás de cumprir pelo menos um, por corrupção e tráfico de influência no chamado Caso Bismuth, ou das escutas telefônicas.

Em 2014, já após encerrar seu mandato (2007-2012), Sarkozy, de acordo com o tribunal, ofereceu contrapartidas a um promotor em troca de informações e de ajuda em um processo que o atingia.

A sentença determina que Sarkozy poderá cumprir pena “em regime de detenção domiciliar sob vigilância eletrônica”, o que pode significar o uso permanente de uma pulseira de monitoramento remoto.

O político, que durante o julgamento se declarou vítima de perseguição do Ministério Público e dos juízes, ainda pode recorrer da condenação.

O tribunal recriminou Sarkozy por “utilizar seu status de ex-presidente da República e as relações políticas e diplomáticas que teceu quando estava em exercício para gratificar um magistrado que atendia ao seu interesse pessoal”. Também é grave, segundo os juízes, que o autor dos fatos fosse alguém que, quando ocupou a chefia de Estado, foi “o fiador da independência judicial”.

A decisão do tribunal é um golpe para esse político de referência da direita francesa, que já responde a vários processos penais, mas até agora não havia sido condenado em nenhum.

E não é o fim de seus problemas com a Justiça, pois em 17 de março ele será julgado novamente, desta vez pelo chamado Caso Bygmalion, relacionado a gastos excessivos e faturas falsas em sua frustrada campanha de 2012 à reeleição. Além disso, é réu por supostamente ter usado dinheiro do regime líbio de Muammar Gadafi para financiar a campanha de 2007 que o levou ao palácio do Eliseu.

Deu em El Pais

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista