Tecnologia 12/04/2024 15:40
NASA vê “prancha de surf” passar em alta velocidade pela Lua
Imagens captadas no início de março e divulgadas agora pela NASA mostram uma espaçonave parecida com uma "prancha de surf" orbitando a Lua

Em 2009, a NASA lançou o Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), com a missão de investigar a superfície da Lua em detalhes, a fim de identificar possíveis locais de pouso, recursos naturais e características interessantes, como tubos de lava.
A espaçonave já mapeou cerca de 98,2% da superfície lunar, desconsiderando as regiões profundamente sombreadas nas áreas polares.

Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) é um satélite da NASA que circunda e investiga a Lua. Crédito: NASA/GSFC
Recentemente, o LRO flagrou o que parecia ser uma espécie de “prancha de surf” passando em alta velocidade rondando a órbita do corpo celeste.
Trata-se da espaçonave Danuri, lançada pela Coreia do Sul em agosto de 2022. Esse é o primeiro orbitador lunar do país, e sua missão é desenvolver e testar tecnologias – incluindo a internet espacial – e fazer um mapa topográfico da superfície da Lua.
Segundo o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI), responsável pela missão, o trabalho do satélite Danuri ajudará a selecionar futuros locais de pouso e identificar recursos como urânio, hélio-3, silício, alumínio e gelo de água.
Entre os instrumentos a bordo do orbitador sul-coreano estão um espectrômetro, um magnetômetro e diferentes câmeras.
Uma delas tem a capacidade de fotografar as regiões polares sombreadas que o LRO não consegue mapear. Curiosamente, esse instrumento que fotografa as regiões escuras nos polos lunares, chamado Shadowcam, foi desenvolvido pela NASA.
Nos dias 5 e 6 do mês passado, os orbitadores passaram um pelo outro a uma velocidade combinada de 11.500 km/h.
Havia três órbitas que colocavam o LRO em posição de capturar imagens do Danuri em movimento rápido. Durante cada órbita, a separação vertical entre as duas era diferente.

Na segunda imagem, no canto superior direito, a distância entre eles era de quatro km.
As duas imagens na fileira de baixo foram feitas durante a terceira órbita, com uma separação de oito km entre as espaçonaves. Crédito: NASA/Goddard/Universidade Estadual do Arizona
Na primeira imagem, o LRO estava cinco km acima da espaçonave coreana. Para fotografar Danuri, o orbitador da NASA teve que mirar 43 graus abaixo de seu ângulo habitual.
Na segunda órbita, apenas quatro km separaram o par. Já na terceira e última órbita, a separação entre eles era de oito km. Desta vez, o LRO foi orientado em um ângulo de 60 graus.
Esta não é a primeira vez que eles se fotografam na órbita da Lua. Em abril de 2023, usando a ShadowCam, foi Danuri que registrou o LRO, quando estava 18 km acima do satélite norte-americano.
Deu em Olhar Digital

Descrição Jornalista
Cesta básica teve alta durante o governo Lula
22/09/2026 17:36
“O Brasil não cabe no quintal de ninguém”, diz Lula na ONU
22/09/2026 16:28
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 265 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 255 visualizações
11/09/2026 07:24 255 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 252 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 214 visualizações
09/09/2026 09:19 172 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 168 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 163 visualizações
Personalidades e famosos lançam manifesto ao STF exigindo apuração completa do caso Master
09/09/2026 10:56 163 visualizações