Por que este é o lugar mais sujo da cozinha, afinal de contas?
Os cientistas ouviram 371 voluntários a fim de entender e constatar qual seria o lugar mais sujo da cozinha. Cada uma das pessoas teve que preparar uma receita de empada de peru que estava contaminada propositalmente. Entre os ingredientes, havia uma bactéria fácil de rastrear e inofensiva para os seres humanos. O nome do microrganismo é MS2. Inclusive, a receita também pedia a preparação de uma salada.
Depois de fazer todo o preparo, os pesquisadores analisaram a cozinha utilizada em seus mínimos detalhes. O objetivo foi encontrar os lugares que tinham a maior quantidade de bactéria MS2.
Enquanto a maioria das superfícies não tinham mais do que 20% de contaminação pelo agente analisado, todos os potinhos de tempero utilizados no processo apresentavam 48% de contaminação. Ou seja, quase 50% deles estavam tomados pela bactéria colocada na amostragem.
O estudo foi publicado no Journal of Food Protection.
O motivo para esse alto índice de contaminação está no fato de que os porta-temperos são utilizados a todo o momento, no começo, durante e no fim do processo de preparo. No entanto, raramente as pessoas lavam esses potinhos cada vez que eles são usados. Assustador, não é!

