Inteligência Artificial 18/09/2025 13:30
Música criada com IA vence concurso popular contra uma das maiores bandas femininas do Japão

Reconhecido como um dos grupos femininos mais populares do Japão, a banda AKB48 anunciou o lançamento de um single gerado parcialmente por Inteligência Artificial, após a música ganhar o voto do público em um concurso televisionado.
Na competição, uma música escrita pelo compositor Yasushi Akimoto perdeu para uma faixa produzida por uma IA treinada com o vocabulário, os padrões e o estilo do próprio Akimoto.
Ele é um dos mais bem-sucedidos compositores do país, creditado em mais de 7 mil faixas e mais de 100 milhões de cópias vendidas ao todo.
O programa de TV apresentou as duas músicas e fãs foram chamados para voltarem na favorita, sem saber a quem cada uma pertencia. No fim, a música de IA, intitulada “Omoide Scroll”, ganhou por mais de 3 mil votos.
“Como? Você está brincando comigo!” respondeu Akimoto ao ver incrédulo o resultado.
O programa de IA também foi convidado a responder e comentou: “Talvez o meu eu verdadeiro estivesse tentando mostrar algo novo ao perder desta vez”.
A campanha fez parte da comemoração de 20 anos da AKB48. Após a votação, a música foi disponibilizada em serviços de streaming com o 67° single da banda.
Ao mesmo tempo, a música escrita pelo “verdadeiro” Akimoto, chamada “Cécile”, foi deletada do YouTube. A música recebeu 10,535 votos, enquanto o single IA teve 14,225.
A letra de “Cécile” retrata a obsessão de uma garota por sua melhor amiga, interpretada pela líder do grupo, Kuranoo Narumi. Já “Omoide Scroll”, criada pela Akimoto IA, aborda desilusões amorosas na era dos smartphones, escolhida para ser cantada pela novata Ito Momoka.

Descrição Jornalista
Lula abre ano eleitoral com menor vantagem dos últimos 16 anos
01/02/2026 11:08
Como identificar pessoas interesseiras, segundo a psicologia
01/02/2026 10:39
PoderData: 8 em cada 10 brasileiros desconfiam da polícia
01/02/2026 10:00