Universidade 12/12/2023 07:30
Museu Câmara Cascudo é destaque em prêmio do IPHAN
Desenvolvido pelas equipes do MCC, o projeto foi classificado em primeiro lugar e com nota máxima, junto com outras treze experiências de todo o país.

O Museu Câmara Cascudo (MCC) recebeu, mais uma vez, destaque no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O projeto destacado foi o Lá em Nós: Participação comunitária afroindígena na ressignificação das comemorações dos 60 anos da primeira expedição científica do Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte.
Desenvolvido pelas equipes do MCC, o projeto foi classificado em primeiro lugar e com nota máxima, junto com outras treze experiências de todo o país.
A atividade contou, ainda, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Em 2020, um projeto do Museu Histórico de São Vicente, com a participação do MCC, foi o vencedor da premiação.
O projeto Lá Em Nós buscou estabelecer uma conexão profunda com a comunidade de São Tomé.
A ação envolveu o Museu Gídeo Véio do Quilombo Gameleira de Baixo e a Escola Estadual Amaro Cavalcanti, ambos situados no município de São Tomé/RN.
Durante os trabalhos, os pesquisadores do MCC revisitaram o local do sítio arqueológico onde ocorreu a primeira expedição do antigo Instituto de Antropologia (IA), que, mais tarde, tornou-se o Museu Câmara Cascudo da UFRN.
O projeto envolveu entrevistas e oficinas, bem como a produção de um vídeo que narra toda a história e memória dos moradores locais.
Em 2022, em parceria com outras instituições, o MCC realizou a exibição desse vídeo na comunidade de São Tomé, destacando a importância da expedição e do município nas pesquisas arqueológicas do Rio Grande do Norte.
Dessa forma, o MCC esteve em contato com estudantes, professores e moradores da região, proporcionando um momento de aprendizado e troca de experiências.
A interação com as instituições parceiras e a comunidade contribuiu para o sucesso do projeto.
A ação é um testemunho do compromisso contínuo do Museu Câmara Cascudo com a preservação do patrimônio cultural e a promoção de ações que valorizam a herança cultural do Rio Grande do Norte.
Apesar de figurar entre os finalistas, o projeto do MCC não venceu a premiação.
Sobre o prêmio
O Prêmio Rodrigo é um dos mais importantes reconhecimentos nacionais voltados para a preservação do patrimônio cultural, evidenciando e enaltecendo projetos que se destacam em território brasileiro.
A inclusão do MCC nesta seleção confirma que os esforços empreendidos pelos pesquisadores da instituição têm gerado impacto social significativo nas comunidades do Rio Grande do Norte.
Deu no Portal da UFRN

Descrição Jornalista
7 atitudes que indicam inteligência acima da média
27/02/2026 17:30
CPMI do INSS aprova pedido de prisão de Abraão Lincoln
27/02/2026 16:18
Veja os 26 vinhos sul-americanos entre os melhores do mundo em 2026
27/02/2026 15:14
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 250 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 240 visualizações
03/02/2026 15:54 236 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 231 visualizações
Dinheiro dos precatórios dos professores da UFRN foi incluído no orçamento de 2027, garante TRT-RN
09/02/2026 15:44 202 visualizações
“Norte do Brasil tem mulheres mais feias do mundo”, diz e-mail de Epstein
05/02/2026 07:35 200 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 181 visualizações
Reforma tributária muda regras de contratos de aluguel; entenda o que já vale
06/02/2026 09:02 178 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 169 visualizações