Judiciário 03/12/2025 06:11
Moraes afirma que Judiciário sofre ataques por ser “um dos mais fortes do mundo”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta terça-feira, 2, que o Judiciário brasileiro tornou-se alvo constante de ataques porque possui uma das estruturas mais robustas do mundo.
A fala ocorreu durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Moraes citou levantamentos recentes sobre a percepção negativa da população em relação à Justiça e afirmou que esses números devem ser analisados considerando mais de dez anos de campanhas organizadas — segundo ele, focadas em enfraquecer a imagem do sistema judicial. Para o ministro, a crítica sistemática não é espontânea, mas fruto de uma estratégia de desgaste institucional.
O ministro argumentou que a força do Judiciário decorre da atuação integrada com o CNJ e da independência em relação ao ambiente político. Essa solidez, afirmou, teria motivado a articulação de grupos econômicos nacionais e internacionais contrários ao trabalho das cortes brasileiras.
Moraes voltou a criticar influenciadores digitais que comentam decisões judiciais. De acordo com ele, muitos “não sabem sequer a composição de um tribunal, mas se apresentam como especialistas”, contribuindo para disseminar desinformação.
A fala do ministro ocorreu poucos dias após ele determinar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros seis investigados, ao concluir a fase central do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. A investigação aponta que o grupo atuaria desde 2021 para desacreditar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o próprio STF.
No mesmo período, a Corte tornou o deputado Eduardo Bolsonaro réu, após manifestação da Procuradoria que citou possível participação dele, ao lado do jornalista Paulo Figueiredo, em articulações nos Estados Unidos para sustentar sanções internacionais contra o Brasil sob alegação de abuso de poder e violações de direitos humanos.

Descrição Jornalista
Roberto Firmino posta foto vestindo nova camisa branca do Botafogo
18/06/2026 19:58
Caso Master chega ao PT. E essa mancha vai ser difícil de remover
18/06/2026 16:42
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 242 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 237 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 222 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 192 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 192 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 189 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 189 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 184 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 175 visualizações