Missão a China constata que inovações levaram a ganhos de escala e de qualidade, diz presidente da FIERN - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Indústria 18/10/2025 16:06

Missão a China constata que inovações levaram a ganhos de escala e de qualidade, diz presidente da FIERN

Missão a China constata que inovações levaram a ganhos de escala e de qualidade, diz presidente da FIERN

A missão formada por líderes de setores industriais do Rio Grande do Norte, que está na cidade de Guangzhou, na China, constatou, nas primeiras visitas à Canton Fair — a maior feira de negócios, equipamentos, exportação e importação do mundo —, que a enorme economia de escala e o avanço na qualidade dos produtos chineses são resultados de inovação, alta tecnologia e cultura de transformação.

A afirmação foi feita pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, que lidera a missão da indústria potiguar, após o primeiro dia da programação na Feira de Negócios.

“Na Canton Fair, temos a constatação daquilo que buscamos acompanhar em relação à economia da China. Mas é importantíssimo presenciar in loco para se ter uma dimensão mais precisa de seu significado prático e efetivo. O padrão e a escala que a economia chinesa alcançou são resultado de muitas inovações, alta tecnologia e uma cultura de transformação”, afirmou Roberto Serquiz.

Ele informou que integram a missão 23 lideranças industriais, que têm a oportunidade de observar in loco os avanços tecnológicos, as mudanças inovadoras e os processos de produção em seus respectivos setores.

Para o presidente da FIERN, conhecer de perto a atividade das empresas e da economia chinesa é fundamental para os setores industriais do RN, uma vez que a indústria de transformação potiguar também desenvolve projetos voltados ao crescimento, à competitividade e à inovação.

“Isso faz parte de uma conexão global”, acrescentou o presidente da FIERN. Ele destacou ainda que a presença da representação da indústria do Rio Grande do Norte na feira é oportuna também para o fortalecimento de redes de relacionamento e cooperação (networking).

Durante a programação, houve um encontro casual entre a delegação do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador Walter Alves, e representantes da Assembleia Legislativa, com a presença do deputado Kleber Rodrigues.

“Essa delegação do Estado, liderada pelo vice-governador, também tem o propósito de identificar o que pode ser levado ao Rio Grande do Norte e estabelecer uma série de relacionamentos institucionais que podem resultar na atração de investimentos para o Estado”, ressaltou Roberto Serquiz. “Essa é a perspectiva para a economia potiguar nessas ocasiões, do ponto de vista institucional”, completou.

O vice-governador Walter Alves afirmou que encontrar o presidente da FIERN e as lideranças da indústria potiguar foi “uma satisfação e uma sinalização positiva de que o setor produtivo está com uma visão alinhada a esse relacionamento global”.

“Por isso, parabenizo a missão liderada pela FIERN, porque isso é importante e demonstra que a indústria potiguar está voltada à interatividade com uma economia de escala internacional, capaz de inspirar avanços para o nosso Estado”, declarou.

O presidente da Frente Parlamentar do Rio Grande do Norte-China, deputado Kleber Rodrigues, também considerou positiva a presença da indústria potiguar na feira. “É uma oportunidade para adquirir conhecimentos e fomentar a economia do Rio Grande do Norte, o que representa novas possibilidades de geração de empregos e renda”, destacou.

A Canton Fair (Feira de Cantão) é a maior e mais tradicional feira de comércio internacional da China — e uma das maiores do mundo. Realizada desde 1957 na cidade de Guangzhou (antiga Cantão), na província de Guangdong, a feira é organizada pelo Ministério do Comércio da China e pelo Governo Popular de Guangdong, com execução do Centro de Comércio Exterior da China (CFTC).

O evento ocorre no Complexo da Feira de Importação e Exportação da China, um dos maiores centros de exposições do planeta, e tem como objetivo promover o comércio internacional chinês, funcionando como uma grande plataforma de exportação e, mais recentemente, também de importação.

É o principal ponto de encontro entre empresas chinesas e compradores estrangeiros, atuando como vitrine da indústria e da inovação da China.

Trata-se de uma feira multissetorial, na qual fabricantes chineses apresentam seus produtos a compradores de todo o mundo. A exposição abrange praticamente todos os segmentos econômicos, como eletrônicos, têxteis, brinquedos, móveis, maquinários, materiais de construção, artigos para o lar e moda, entre outros.

Com mais de 60 mil expositores, a Canton Fair é referência global em negócios e inovação industrial, sendo o espaço onde são lançadas as principais novidades do setor e apresentadas as tendências do mercado internacional.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista