Judiciário 21/05/2022 09:19
Ministros do STF intensificam conversas com militares e dizem não se preocupar com golpe
Percepção de alguns magistrados é de que Forças Armadas ajudariam a sedimentar os pilares da democracia diante ameaças de ruptura institucional

Uma ala de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) intensificou o diálogo com militares neste ano. Estão nesse grupo Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e o presidente da Corte, Luiz Fux.
A interlocutores, os ministros dizem que não têm preocupação com tentativa de golpe durante as eleições deste ano. Para eles, as Forças Armadas não participariam de um movimento desse tipo. Ao contrário, a percepção deles é de que os militares ajudariam a sedimentar os pilares da democracia diante de qualquer ameaça de ruptura institucional.
Por outro lado, outros ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não têm tanto contato com a caserna se dizem preocupados com eventual participação das Forças Armadas em uma tentativa de golpe.
O temor é que, depois das eleições, a depender do resultado das urnas, haja manifestações com tentativa de invasão dos prédios do STF, do TSE e do Congresso Nacional, nos moldes do que ocorreu nos Estados Unidos depois da derrota de Donald Trump.
O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, tem sido um importante interlocutor do STF – em especial, de Luiz Fux. Também falam com os ministros da Corte o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, e o ex-ministro-chefe da Segurança Institucional, general Sérgio Ecthegoyen.
Recentemente, a relação entre as Forças Armadas e o TSE entraram em crise. No ano passado, os militares fizeram uma série de questionamentos à Justiça Eleitoral sobre a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.
No mês passado, Luís Roberto Barroso, ministro do STF e ex-presidente do TSE, disse que as Forças Armadas estariam sendo induzidas a atacar o processo eleitoral.
Deu em CNN

Descrição Jornalista
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 200 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 183 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 170 visualizações
Sesc RN lança desconto de 20% para inscrições no Circuito Sesc de Corridas
01/04/2026 06:42 168 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 164 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 163 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 161 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 151 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 144 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 133 visualizações