Futebol 06/08/2021 08:56
Messi deixa o Barcelona
“Contrato não pôde ser formalizado devido a obstáculos econômicos e estruturais”, informou o clube, cujo gasto salarial foi limitado pela Liga

“O contrato não pôde ser formalizado devido a obstáculos econômicos e estruturais (normativa da Liga)”, informou o Barcelona em nota.
Jorge Messi pousou nesta quinta na capital catalã, um dia depois de o seu filho regressar das férias.
O escritório de representação do craque já estava pronto para oficializar o novo contrato com o Barcelona, que seria o seu décimo com o clube que o revelou.
Após gastar na temporada passada aproximadamente 506 milhões de euros (3,12 bilhões de reais) em salários com a equipe principal, a Liga espanhola limitou a folha de pagamentos do Barça a 347 milhões para a temporada 2021/22.
O valor ainda pode subir após um acordo da Liga com o fundo de investimentos internacional CVC, que poderia injetar quase 284 milhões de euros nos cofres do clube. Mas o Barça se mostrou cético quanto ao acordo. “Trata-se de vender os direitos de televisão durante 40 anos. Não sabemos se estaremos na Superliga ou onde estaremos”, disseram fontes do clube catalão.
A intenção da área financeira azul-grená é destinar 70% deste novo faturamento ao Espai Barça, 15% para reduzir a dívida e os 15% restantes para salários do time principal.
O último salário do 10, entre ganhos fixos e variáveis, era de 138 milhões de euros (850 milhões de reais). Trata-se de um compromisso impossível de assumir frente às limitações impostas pela entidade patronal e, sobretudo, pela delicada situação financeira do clube.
Segundo fontes que participaram da negociação, Messi tinha aceitado uma redução salarial de 50%.
O clube, por sua vez, havia se comprometido com um contrato de cinco temporadas. Estava definido também que o contrato seria pago da seguinte forma: 20 milhões de euros na primeira temporada para que o Barcelona pudesse adequar a folha salarial, um forte aumento na temporada seguinte, e uma nova redução nas três seguintes.
Um ano depois de Messi insinuar que diria adeus devido às suas diferenças com o então presidente Josep Maria Bartomeu, seu sucessor Laporta não conseguiu reter o argentino. E essa havia sido a sua principal promessa eleitoral.
Deu em El País

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 242 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 192 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 192 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 189 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 189 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 184 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 175 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 163 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 162 visualizações