Eleições 16/02/2022 12:01
MDB, União Brasil e PSDB definem se farão federação até 15 de março. Doria e Tebet podem desistir
Presidente do PSDB, Bruno Araújo, diz que João Doria pode abrir mão de candidatura ao Palácio do Planalto

Os presidentes do União Brasil, MDB e PSDB decidiram nesta terça-feira (15) que em até um mês as siglas definirão se vão se unir em uma federação partidária.
O anfitrião do encontro foi o representante do União, Luciano Bivar.
Ainda não foi definido, caso de fato haja a federação entre os partidos, quais serão os critérios para a escolha dos candidatos. “Nós estamos cada vez mais convictos de que essa é a melhor solução pra um país ter uma força democrática” disse Luciano Bivar.
O presidente do PSDB afirmou que os partidos ainda esperam uma decisão do Cidadania, que negocia também com outras legendas.
“O Cidadania me pede pra manifestar aos demais presidentes que participa desse projeto de construção coletiva” disse Araújo.
Rossi, presidente do MDB, emendou dizendo que “todos aqueles que quiserem se juntar aos três partidos pra construir um projeto de país que seja uma alternativa aos extremos e que busquem uma moderação na polícia, o equilíbrio, serão bem-vindos”.
Dos três partidos que se reuniram nessa terça-feira somente o União Brasil ainda não tem um pré-candidato definido. O MDB anunciou em dezembro a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) e o PSDB do governador de São Paulo, João Doria.
Segundo Araújo, o governador, que venceu prévias no partido no fim de novembro, estaria disposto a abrir mão da candidatura caso assim entendesse a federação
“Eu estou devidamente autorizado pelo nosso pré-candidato a dizer que ele se submete à autoridade dessa federação, eventualmente à essa construção”.
O MDB também aceita discutir a retirada da candidatura da Senadora Simone Tebet em nome do projeto maior.
Conforme apuração do analista de política da CNN Gustavo Uribe, a pré-condição para um acordo, segundo integrantes das três siglas, é de que elas abram mão, pelo menos em um primeiro momento, das candidaturas próprias à Presidência.
O movimento tem o apoio sobretudo de tucanos alinhados ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Na avaliação deles, a negociação pode representar uma saída honrosa ao governador de São Paulo, João Doria, que tem apresentado dificuldades em crescer nas pesquisas eleitorais.
Os presidentes dos partidos reafirmaram que as reuniões e negociações a partir de agora serão constantes.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Descrição Jornalista
Feminicídio: 4 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil em 2026
27/04/2026 10:44
PF mapeia ao menos três eixos de fraudes no caso Master
27/04/2026 09:35
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 281 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 245 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 239 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 237 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 233 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 231 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 212 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 200 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 187 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 183 visualizações