Política 01/03/2018 11:53
Lula diz que a TV Globo tentou "dar um golpe em Temer"
A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, fez uma entrevista com o ex-Presidente Lula. Ele considerou que a TV Globo, Rodrigo Janot (ex-PGR) e Joesley Batista armaram uma conspiração para derrubar o Presidente da República.
A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, fez uma entrevista com o ex-Presidente Lula.
Ele considerou que a TV Globo, Rodrigo Janot (ex-PGR) e Joesley Batista armaram uma conspiração para derrubar o Presidente da República.
Leiam trechos da entrevista:
O senhor acha que a Globo tentou dar um golpe?
Acho. Eu acho.
E por que isso ocorreria?
Porque era importante manter o Janot. Era importante tirar o Temer. E era importante colocar o Rodrigo Maia. Isso para mim tá claro.
Mas por que Rodrigo Maia se o Temer tem uma plataforma…
[Interrompendo] O Temer se prestou a fazer o serviço do golpe. Mas não era uma figura palatável, e houve uma tentativa de golpe. Senão, me explica o que aconteceu.
Não pode ser jornalismo simplesmente?
Jornalismo de quem?
Da Rede Globo.
Você acha que na Globo [que publicou a primeira reportagem sobre a delação da J&F] alguém faz jornalismo livre? O jornalista decide e faz uma denúncia como aquela que foi feita contra o Temer?
No mesmo dia já tinha jornalista apostando na renúncia do Temer. E já tava se discutindo quem ia assumir e o que ia acontecer.
Ora, o Temer resolveu enfrentar. Teve a coragem de desmascarar o Janot, o Joesley e ficou presidente. E ainda ganhou duas paradas no Congresso Nacional [para impedir que o processo contra ele no STF seguisse], não se sabe a que preço. A imprensa dizia que R$ 30 bilhões foram gastos, não sei quantos bilhões. Mas ganhou.
E o senhor o admira por isso?
Não. Eu continuo pensando o mesmo do Temer. Eu estou contando o fato. E o fato histórico não tem sentimentalismo. Tem uma fotografia.
O senhor hoje faz críticas à TV Globo mas, no governo, teve uma boa relação com a emissora.
Para não ser ingrato com os outros meios, eu vou olhar bem nos seus olhos e dizer: duvido que em algum momento da história desse país um presidente tenha tratado os meios de comunicação com a deferência e a “republicanidade” que eu tratei.
Deu na Folha de São Paulo

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 235 visualizações
01/06/2026 04:44 233 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 232 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 226 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 222 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 218 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 216 visualizações
01/06/2026 05:07 204 visualizações
Governo empossa 75 servidores de carreira no Idema
01/06/2026 04:59 203 visualizações