Petróleo 18/09/2025 10:11
Lula defende exploração de petróleo na Amazônia em meio a debate global sobre transição energética e pressões ambientais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou em entrevista à BBC News Brasil, nesta quarta-feira, 17/09, que o abandono definitivo dos combustíveis fósseis, como o petróleo, não é uma realidade viável no presente.
Para Lula, a transição energética precisa ocorrer de forma responsável e adaptada às necessidades de cada país.
“Eu quero saber qual é o país do planeta que está preparado para ter uma transição energética capaz de abdicar do combustível fóssil”, afirmou o presidente, destacando que a exploração planejada na Margem Equatorial não contradiz os compromissos ambientais assumidos pelo Brasil.
A Petrobras conduz um projeto de prospecção de petróleo na Margem Equatorial, localizada a cerca de 500 km da foz do rio Amazonas e a mais de 160 km da costa do Amapá.
O objetivo é perfurar um poço exploratório em águas profundas, iniciativa que já recebeu aprovação do plano de prevenção do Ibama, mas que ainda depende da conclusão do processo de licenciamento ambiental.
A estatal defende que a confirmação de reservas significativas de petróleo nessa região pode abrir uma nova fronteira energética estratégica para o Brasil.
Segundo a companhia, essa expansão também pode contribuir para que a transição energética do país seja realizada de maneira “justa, segura e sustentável”.
Apesar da defesa do governo federal e da Petrobras, a exploração na foz do Amazonas gera polêmica. Ambientalistas alertam para os riscos de um possível vazamento de petróleo em uma região altamente sensível, com ecossistemas únicos e diretamente conectados à Amazônia.
O tema também expôs divergências internas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já declarou ser contrária à iniciativa. Contudo, reforçou que a decisão será tomada com base em critérios técnicos, e não políticos.
Lula, por sua vez, argumenta que a Petrobras possui a “melhor tecnologia de prospecção em águas profundas” e ressalta o histórico da empresa. “Nunca teve um incidente”, disse o presidente, afirmando que, caso haja qualquer problema, o governo será responsável por adotar as medidas necessárias.
A posição de Lula contrasta com recomendações da Agência Internacional de Energia (AIE), que defende a suspensão imediata de novos projetos de petróleo e gás como parte da estratégia global para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Essa medida é considerada essencial para limitar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
Críticos da exploração na Margem Equatorial afirmam que insistir em abrir novas frentes de produção de petróleo enfraquece os compromissos climáticos internacionais e pode prejudicar a imagem do Brasil como liderança ambiental.
A entrevista também trouxe reflexões sobre a realização da COP30 em Belém (PA), marcada para novembro. Lula reconhece os desafios logísticos e os altos preços de hospedagem na capital paraense, mas reforçou a importância simbólica da escolha.
“A COP foi escolhida para ser feita na Amazônia porque eu quero que o mundo, ao invés de falar sobre a Amazônia, conheça a Amazônia”, declarou. O presidente afirmou ainda: “Eu quero que as pessoas que estão preocupadas com as florestas venham conhecer a floresta. É muito fácil fazer uma COP em Paris, em Dubai.”
Segundo Lula, a conferência será a maior já organizada pelo Brasil e deve se tornar uma vitrine para mostrar ao mundo tanto os desafios ambientais quanto os avanços na transição energética nacional.
Durante a entrevista, Lula buscou reforçar o diferencial do Brasil em relação a outros países. Ele destacou que cerca de 90% da matriz elétrica brasileira é limpa, composta por hidrelétricas, energia eólica, solar e biomassa.
“Nós estamos fazendo a maior revolução na transição energética que algum país está fazendo”, afirmou. O presidente defendeu que esse perfil já coloca o Brasil em posição de liderança mundial na área, mesmo enquanto mantém projetos de exploração de petróleo em andamento.
Deu em CPG
Descrição Jornalista
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 245 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 220 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 199 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 188 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 155 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 155 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 142 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 132 visualizações
Justiça Federal do RN concede pensão para filho de vítima de feminicídio
05/09/2025 06:43 129 visualizações