Lançamento do Troféu Cultura 2025, com projetos do jornalista Toinho Silveira, movimenta a Cultura Potiguar - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Eventos 13/11/2025 05:22

Lançamento do Troféu Cultura 2025, com projetos do jornalista Toinho Silveira, movimenta a Cultura Potiguar

Lançamento do Troféu Cultura 2025, com projetos do jornalista Toinho Silveira, movimenta a Cultura Potiguar

O jornalista e produtor cultural Toinho Silveira anuncia o lançamento de um conjunto de projetos que prometem movimentar o cenário cultural, educacional e social do Rio Grande do Norte.

O evento de lançamento ocorrerá no próximo dia 18 de novembro, a partir das 18h, no Memorial da Assembleia Legislativa do RN, um marco na Cidade Alta de Natal.

A noite de celebração marcará o pontapé inicial para a XXII edição do Troféu Cultura 2025, a maior premiação do setor cultural potiguar, e seus importantes eventos paralelos: o Troféu Noilde Ramalho 2025, o Prêmio Cidade Cultural 2025 e a Medalha do Mérito Djalma Marinho.

XXII edição do Troféu Cultura 2025

O Troféu Cultura, idealizado por Toinho Silveira há mais de duas décadas, é a principal premiação de reconhecimento da produção artística do RN.

O evento celebra a diversidade cultural do Estado, contemplando segmentos como música, teatro, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e projetos culturais. A grande cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de fevereiro de 2026, às 18h, no Teatro Riachuelo.

Troféu Noilde Ramalho 2025

Com curadoria da educadora Cláudia Santa Rosa, este troféu visa reconhecer escolas públicas e municipais com resultados de destaque (avaliados pelo INEP/MEC), além de figuras e organizações que promovem o desenvolvimento da educação no RN. A homenagem leva o nome da educadora potiguar Noilde Ramalho.

Prêmio Cidade Cultural 2025 e Medalha do Mérito Djalma Marinho 2025

O Prêmio Cidade Cultural será entregue a personalidades, cidades e gestores públicos que se destacam pela contribuição no desenvolvimento da cultura local e estadual.

Já a Medalha do Mérito Djalma Marinho, honraria nomeada em tributo ao advogado e político Djalma Aranha Marinho, visa reconhecer pessoas e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Norte.

Os eventos Troféu Noilde Ramalho, Prêmio Cidade Cultural e Medalha do Mérito Djalma Marinho serão realizados conjuntamente no dia 27 de novembro de 2025, às 19h, no Restaurante Piazzale Itália, em Ponta Negra.

Novos projetos anunciados

Além das premiações, a festa de lançamento no Memorial da Assembleia será o palco para o anúncio de dois novos e importantes projetos:

Natal de Luz e Cultura: Um festival que promete iluminar e enriquecer a capital potiguar no período de 16 a 20 de dezembro de 2025. O evento contará com uma série de ações culturais que ocorrerão em locais estratégicos e tradicionais da cidade, como a Praça Pedro Velho (Cívica), em Petrópolis, e o Espaço Ruy Pereira, na Cidade Alta.

Arte Potiguar na Palma da Mão (PAM): Um projeto focado na divulgação e estímulo da produção de artesãos do Rio Grande do Norte, valorizando o artesanato como expressão cultural e fonte de renda.

Todos os projetos contam com o patrocínio do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo, da Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e o apoio da Fecomércio RN, Ocean Palace, Conjol, Complexo Noilde Ramalho e Teatro Riachuelo.

Fonte e foto: Assessosria

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista