Judiciário 07/03/2022 17:50
Justiça Federal do RN condena servidor da Secretaria de Educação, absolve duas diretoras de escolas e um empresário por fraude em processo licitatório
O servidor da Secretaria Estadual de Educação João Maria Rodrigues foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, pena convertida em prestação de serviço à comunidade.
Sentença do Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, condenou um servidor da Secretaria Estadual de Educação e absolveu duas diretoras de escolas, sediadas em Natal, e um empresário em processo sobre acusação de fraude em processo licitatório.
O servidor da Secretaria Estadual de Educação João Maria Rodrigues foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, pena convertida em prestação de serviço à comunidade.
Além disso, ele pagará 65 dias-multa, com cada dia-multa equivalendo a 1/20 do salário mínimo vigente na data do crime, o ano de 2011.
Pesou sobre o servidor a acusação de modificar propositalmente valores e materiais apresentados por supostas empresas concorrentes, buscando, conscientemente, assegurar que uma outra fosse vencedora em licitação, com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
“Diante disso, não há a menor dúvida de que não apenas se deixou de observar o procedimento de dispensa de licitação, como, mais grave ainda, houve efetivo direcionamento do procedimento à empresa NK Construções”, escreveu o Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior.
Em depoimento, o servidor confessou ter atuado em nome de três empresas.
“Vale destacar que o delito em questão não foi praticado propriamente com as razões e/ou violações de atribuições inerentes ao cargo de João Maria Rodrigues, pelo fato de, embora seja servidor da SEEC, a sua ação foi utilizar a NK Construções, empresa emprestada, para participar e fazer as reformas decorrentes do êxito licitatório, de maneira que não era seu dever a organização e proceder com a licitação”, analisou o magistrado.
Nesse processo, foram absolvidas duas diretoras de escola e um empresário, um quinto envolvido teve a pena prescrita.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 192 visualizações
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 191 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 180 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 151 visualizações
11/09/2026 07:24 140 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 135 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 134 visualizações
09/09/2026 09:19 132 visualizações
Personalidades e famosos lançam manifesto ao STF exigindo apuração completa do caso Master
09/09/2026 10:56 129 visualizações