A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) informou que a jovem de 19 anos, responsável por atirar na Escola Estadual Berilo Wanderley, na manhã desta terça-feira (16), será indiciada por tentativa de homicídio qualificado.
O ataque deixou ferido um adolescente, que foi atingido, embora o alvo principal fosse outra pessoa.
A diretora da Escola Estadual Berilo Wanderley, Maracelle Azevedo, afirmou que a instituição não tem muitas informações sobre a estudante responsável por efetuar tiros no local. Segundo ela, trata-se de uma aluna “ausente” e não há relatos envolvendo problemas entre professores e alunos na comunidade escolar.
A diretora esclarece que o caso aconteceu por volta das 8h, durante o momento de aplicação das provas. Na oportunidade, a jovem de 19 anos estava com parte do material usado para os tiros na cintura e outra parte na mochila. Maracelle Azevedo observa que estava em sua sala no momento da ocorrência e não sabe afirmar quem seria o alvo da aluna.
“Eu só escutei o barulho do tiro e quando cheguei no corredor a aluna estava no chão imobilizada. O que eu soube é que ela chegou na sala. Não avisou, ou anunciou nada, já chegou para resolver a questão que não sabemos qual ela tinha [para resolver]”, complementa.
Um tiro disparado pela estudante atingiu um adolescente que estuda na instituição. O jovem atingido, esclarece Maracelle Azevedo, está no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e foi examinado.
“Ele está bem. Está com a família e uma professora da escola”, esclarece. Devido à ocorrência, a diretora da escola afirmou que as atividades da instituição foram suspensas nesta terça-feira e tanto alunos quanto professores foram dispensados. No momento, observa, o sentimento é de tensão entre a comunidade escolar.
A diretora destaca que a escola está à disposição para que a investigação por parte da Polícia corra de acordo com o planejado, informando as equipes de comunicação das Polícias Militar e Civil serão responsáveis por repassar futuras informações sobre o caso para o público.
Governadora lamenta
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usou as redes sociais para lamentar o atentado perpetrado por uma estudante na Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal, na manhã desta terça-feira (17).
Ela classificou a situação como inaceitável e disse que as investigações estão sendo feitas com todo rigor. No caso, uma estudante de 19 anos levou uma arma de fogo para a escola e efetuou um disparo que atingiu um aluno. A vítima foi socorrida ao hospital e passa bem.
“Não existe lugar para a violência nas nossas escolas. A segurança de toda a comunidade escolar está e estará sempre em primeiro lugar. Me solidarizo imensamente com a família do estudante atingido, e deixo claro que estamos fazendo de tudo para solucionar esta questão”, escreveu a governadora.
Fátima Bezerra informou que o ministro da Educação, Camilo Santana, ligou para prestar apoio e se colocar à disposição do Estado. Ele enviou uma equipe do MEC, que deve chegar ainda nesta terça-feira, para dar suporte ao trabalho que já está sendo realizado pela SEEC em parceria com as forças de segurança.