Livro 31/07/2024 15:28
José Marcelo Costa lança livro sobre Compensação Ecológica
É o tema do livro “Compensação ecológica: modalidades, fundamentos e conceito”, que será lançado dia 1º de agosto pelo Procurador do Estado e Advogado José Marcelo Ferreira Costa, a partir das 16h no Museu da Rampa.

Tema sensível e ainda pouco abordado no cenário de debates sobre os efeitos causados à sociedade e ao ambiente, sobretudo oriundo de grandes empreendimentos.
O instituto da compensação é tratado de forma objetiva e com a devida preocupação a partir da legislação no Brasil e em Portugal, em especial “sobre como atribuir ao operador/empreendedor o ônus das externalidades negativas que decorrem de efeitos adversos insuscetíveis de mitigação ou reparação”, explica o autor.
No livro José Marcelo trata também sobre a expansão de empreendimentos eólicos para a produção de energia elétrica, que passou ocupar espaços antes inexplorados, mas que se tornaram atrativos pelas condições especiais (áreas litorâneas ou serras no interior do Estado).
Dessa forma, contribui com estudo da compensação e sua aplicação aos processos de licenciamento dos parques eólicos, além de formular considerações passíveis de abrigo na legislação sobre medidas compensatórias antes ou após a intervenção.
“(…) Esta é uma obra construída sobre bases científicas sólidas, fruto de uma investigação jurídica longa e aprofundada, levada a cabo por um especialista do direito que conhece e reconhece os dilemas sociais em torno das energias renováveis, e particularmente da energia eólica, afastando-se, todavia, de posturas extremistas. A postura adotada é de grande razoabilidade, recusando tanto posições de cego economicismo desenvolvimentista, como de paralisante fundamentalismo eco-ambientalista”, descreve a professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e prefaciadora da obra, Alexandra Aragão.
Esse, portanto, é o tema do livro “Compensação ecológica: modalidades, fundamentos e conceito”, que será lançado dia 1º de agosto pelo Procurador do Estado e Advogado José Marcelo Ferreira Costa, a partir das 16h no Museu da Rampa.
José Marcelo Ferreira Costa é graduado em Direito (UFRN), mestre em Direito de Estado (PUC/SP), doutor em Direito Público (Universidade de Coimbra), advogado, procurador do estado do RN e membro do Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes (IDASF).
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Roberto Firmino posta foto vestindo nova camisa branca do Botafogo
18/06/2026 19:58
Caso Master chega ao PT. E essa mancha vai ser difícil de remover
18/06/2026 16:42
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 242 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 237 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 226 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 222 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 192 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 192 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 189 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 189 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 184 visualizações