FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – CARNAVAL – 2901 A 2702

internacional 30/01/2026 19:03

Irã diz que está pronto para negociações “justas” com os EUA

Irã diz que está pronto para negociações “justas” com os EUA

O Irã está preparado para a retomada das negociações com os Estados Unidos, mas estas devem ser justas e não incluir as capacidades de defesa iranianas, afirmou o chefe da diplomacia iraniana nesta sexta-feira (30), enquanto as potências regionais trabalham para evitar um conflito militar entre os dois países.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira (29) que planejava conversar com o Irã, mesmo com o envio de mais um navio de guerra americano para o Oriente Médio e o chefe do Pentágono afirmando que as Forças Armadas estariam prontas para cumprir qualquer decisão do presidente.

As tensões entre EUA e Irã aumentaram nas últimas semanas após a violenta repressão aos protestos em todo o Irã promovida pelas autoridades religiosas.

Uma das principais exigências americanas como condição para a retomada das negociações com o Irã é a contenção de seu programa de mísseis, disse um alto funcionário iraniano à agência de notícias Reuters na semana passada. O Irã rejeita essa exigência.

Em uma coletiva de imprensa em Istambul, após conversas com seu homólogo turco, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, afirmou que o Irã está pronto para participar de negociações “justas e equitativas”, mas acrescentou que não há reuniões agendadas com autoridades americanas no momento.

“O Irã não tem problema com negociações, mas elas não podem ocorrer sob a sombra de ameaças. Eles certamente devem deixar de lado suas ameaças e mudar sua abordagem para uma negociação justa e equitativa, como o próprio Sr. Trump disse em sua publicação”, declarou ele.

Teerã diz estar pronta para negociações ou guerra

“Devo também afirmar inequivocamente que as capacidades defensivas e de mísseis do Irã — e os mísseis iranianos — jamais serão objeto de qualquer negociação”, acrescentou o chanceler.

“Preservaremos e expandiremos nossas capacidades defensivas na medida necessária para defender o país”, disse Araqchi.

Aliados regionais, incluindo Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, têm se empenhado em esforços diplomáticos para evitar um confronto militar entre Washington e Teerã.

Em resposta às ameaças de ação militar dos EUA, Araqchi afirmou que Teerã está pronta tanto para negociações quanto para a guerra, e também para dialogar com os países da região a fim de promover a estabilidade e a paz.

Araqchi e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, disseram que têm conversado quase diariamente para discutir as tensões.

Deu em CNN
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista