IMD e NEI oferecem programação educativa para crianças superdotadas - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
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Crianças 11/07/2023 08:50

IMD e NEI oferecem programação educativa para crianças superdotadas

Essa é a primeira ação do IMD voltada à educação e ao desenvolvimento de crianças identificadas com altas habilidades.

IMD e NEI oferecem programação educativa para crianças superdotadas

Expandir o olhar e a formação de pessoas com altas habilidades e superdotação. É com essa missão que colaboradores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e do Núcleo de Educação da Infância (NEI/UFRN) promovem, entre 10 e 13 de julho , o Talento Kids.

Essa é a primeira ação do IMD voltada à educação e ao desenvolvimento de crianças identificadas com altas habilidades.

Com atividades acontecendo desde o dia 3 de julho, o projeto é vinculado ao Talento Metrópole, especializado na formação de jovens com altas habilidades em TI.

A novidade é que as atividades são dirigidas para o público infantil. A programação contempla campos diversos, como artes e criatividade, habilidades físicas e percepções emocionais.

Segundo a professora Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, os encontros foram pensados para fortalecer o desenvolvimento de pessoas com altas habilidades, especialmente em um momento crucial da trajetória, que é a infância.

“Nessa idade, as crianças estão passando por um momento ótimo para o desenvolvimento, mas muitas vezes essas habilidades não são incentivadas nesse tempo. E quanto mais precocemente nós oferecemos a elas esse potencial, mais chance nós temos de gerar talentos culturais e beneficiar tanto a criança como a sociedade”, comenta Hazin.

Além disso, o Talento Kids é um incentivo da Universidade para que se garanta o acesso de crianças com altas habilidades ao direito legal de desenvolvimento de potenciais.

Essa garantia, inclusive, é um eco do debate da inclusão educacional, conforme explica a psicóloga do NEI Kêmile Tomé.

“Quando falamos em inclusão, é comum pensarmos, por exemplo, em crianças com TDAH, TEA, entre outros. Mas não lembramos das altas habilidades, que têm, sim, muita demanda, mas não a assistência necessária. A partir daí, pensamos nas ações para as crianças, aproveitando as iniciativas que o IMD já tem com o Talento Metrópole, que atende adolescentes”, conta a psicóloga.

A programação do Talento Kids se estende até a próxima quinta-feira, 13 de julho. Entre as atividades estão a exibição de vídeos, atividades físicas ao ar livre, visita a museus e oficinas de música e criatividade.

A turma desta primeira edição é formada por 11 alunos. Todos em férias escolares e com idades de 6 a 13 anos.

Ampliar a visão

Segundo a psicóloga Kêmile Tomé, a proposta do Talento Kids é, também, ampliar a visão e a oferta de atividades voltadas ao universo das altas habilidades, especialmente por englobar diferentes tipos de capacidades, que vão além da visão que comumente se tem acerca do tema.

“Quando a gente fala em altas habilidades, é comum pensar na criança com QI alto, grande capacidade em linguística, matemática e assim por diante. Mas nós trabalhamos com o conceito de múltiplas inteligências, o que também contempla áreas como música, habilidades interpessoais e  corporal-cinestésica”, explica a psicóloga.

A partir dessa percepção, o Talento Kids surge com a proposta de oferecer o que a equipe define como “oficinas de enriquecimento”.

As ações contemplam desde atividades lúdicas e sensoriais, como música, até questões ligadas a emoção, pensamento computacional e capacidades audiovisuais.

A partir das primeiras experiências do projeto, a proposta da equipe é montar uma vertente infantil das atividades voltadas a pessoas com superdotação, de maneira que talentos sejam aproveitados desde a infância.

“Essa primeira edição é um projeto piloto, que nos ajudará a estruturar a melhor forma de selecionar e de atender a população com altas habilidades. É um programa em construção”, explica a psicóloga.

Talento Metrópole

Conduzido há mais de sete anos no IMD, o Talento Metrópole atende atualmente estudantes que estão cursando tanto o Ensino Fundamental, 7º, 8º e 9º anos, como o Ensino Médio.

Uma vez no programa, o jovem é acompanhado por um tutor, professor pesquisador da UFRN, junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno.

Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada, constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Mais informações estão disponíveis no site do IMD.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


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