FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
GOVERNO DO RN – SEGURANÇA – 2802 A 2903

Cidades 12/07/2023 11:02

Grupo Clowns de Shakespeare realiza duas apresentações gratuitas em Macaíba nos dias 15 e 16 de julho

O início será em Macaíba, nos dias 15 e 16 de julho, no centro e no Tapará.

Grupo Clowns de Shakespeare realiza duas apresentações gratuitas em Macaíba nos dias 15 e 16 de julho

Os grupos de teatro Clowns de Shakespeare, Facetas, Mutretas e Outras Histórias e Asavessa iniciam, a partir deste mês de julho, a circulação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”.

A obra estreou nacionalmente em outubro de 2022, como parte da programação do Festival Campão Cultural em Campo Grande/MS, e agora circulará por quatro cidades do Rio Grande do Norte (Ielmo Marinho, Canguaretama, Macaíba e João Câmara), com a realização de duas apresentações por município, com acesso gratuito.

O início será em Macaíba, nos dias 15 e 16 de julho, no centro e no Tapará.

A peça tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry – Em 1888, o francês Alfred Jarry escreveu Ubu Rei, peça que trata de Pai Ubu e sua esposa, a Mãe Ubu, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder.

Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.

Fernando Yamamoto, diretor do grupo Clowns de Shakespeare destaca ainda a importância da circulação pelos municípios potiguares:

“A gente pensou com isso não só obviamente circular Brasil afora, como a gente tem conseguido circular, mas principalmente poder circular pelo interior do Rio Grande do Norte e levar teatro para onde nunca teve teatro antes ou para onde raramente o teatro vai. E nesse sentido a gente se sente muito privilegiado, porque tanto a Potigás quanto o Sebrae acreditaram no projeto, então a gente vai conseguir circular em condições mais dignas. A Prefeitura de Macaíba, no caso dessa primeira etapa, também nos acolheu de uma forma muito pronta e muito interessada, então tem sido uma relação muito especial com eles.”


A circulação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” conta com o patrocínio do Governo do estado do Rio Grande e Potigás, via Lei Câmara Cascudo, e apoio do Sebrae/RN, através do edital de Economia Criativa 2023.

Em Macaíba, o espetáculo conta também com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Assessoria

Fotos:

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista