Consumidor 22/06/2023 13:26
Governo lança programa para proteger passageiros e bagagens em aeroportos
Entre outras medidas, projeto prevê monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras, novos equipamentos de raio-x e scanners corporais

O governo federal lançou nesta quarta-feira (21) o programa “Aeroportos+Seguros”, com o intuito de aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários do país.
O programa será instituído em três fases, divididas em seis, oito e 12 meses.
A iniciativa é feita em coordenação com a Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil e os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Entre outras medidas, o programa prevê a instalação de mais câmeras e mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.
Nas atribuições da Polícia Federal estão: supervisão das inspeções de segurança em passageiros, bagagens e cargas; verificação da idoneidade das pessoas que trabalham em áreas restritas;
fiscalização do cumprimento de normas de segurança por parte das companhias aéreas e coordenação de ações conjuntas com outros órgãos governamentais, como a Receita Federal e a ANAC.
Na cerimônia de lançamento, ocorrida nesta quarta, o ministro da Justiça, Flávio Dino, citou o caso de duas brasileiras que tiveram as etiquetas das malas trocadas em São Paulo por um grupo criminoso com bagagens carregadas de drogas.
O caso ocorreu em abril, e elas ficaram presas na Alemanha por vários dias. Segundo Dino, a iniciativa tem como proposta prevenir esse tipo de caso, além de coibir organizações criminosas que utilizam os aeroportos brasileiros para cometer delitos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, também comentou o caso.
“É fundamental aumentar a segurança nos nossos aeroportos. Mesmo quando concedidos, a responsabilidade é de todos. O Governo Federal está fazendo a sua parte nesta soma de esforços para evitar situações como o lamentável episódio da troca de malas que envolveu duas brasileiras, ocorrido recentemente”, destacou.
Deu em CNN
Descrição Jornalista
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 190 visualizações
02/12/2025 04:30 159 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 152 visualizações
02/12/2025 07:37 147 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 143 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 142 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 141 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 125 visualizações
03/12/2025 08:07 111 visualizações
