Governo do Estado 19/06/2025 04:50
Governo do RN celebra escolha de Natal como sede dos JUBs 2025

A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta quarta-feira (18), o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Rachid Maluf Neto, e representantes da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Universitário (FNDU), para celebrar a escolha de Natal como cidade-sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025.
O evento, considerado o maior do esporte universitário da América Latina, será realizado entre os dias 5 e 19 de outubro e deve reunir mais de 6.500 atletas de todo o país.
A confirmação da capital potiguar como sede foi resultado de uma articulação liderada pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria do Esporte e Lazer (SEL/RN), que garantiu R$ 3 milhões em contrapartida estadual para a realização da competição.
A Confederação investirá outros R$ 15 milhões, com expectativa de grande impacto econômico e social. Estão previstas mais de 48 mil diárias contratadas na rede hoteleira, além da movimentação em bares, restaurantes, serviços e transporte, reforçando a vocação de Natal como destino turístico esportivo.
“Estamos comprometidos em fazer dos JUBs 2025 um marco histórico para o nosso estado. O esporte é uma prioridade na nossa gestão por sua capacidade de transformar vidas, gerar oportunidades e movimentar a economia local. Após 26 anos, temos a honra de trazer de volta esse grande evento à nossa capital, com o apoio de todos que fazem o desporto universitário no RN”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada pelo subsecretário de Esporte e Lazer, Cezinha Nunes.
Incentivo ao esporte
A valorização do esporte tem sido uma marca da atual gestão estadual, que vem promovendo avanços importantes na área. Entre as principais iniciativas, destaca-se a criação do Programa Bolsa Atleta, que passou a atender 150 esportistas com apoio financeiro regular, além do fortalecimento do Nota Potiguar, que direciona recursos para clubes e entidades esportivas.
Também tem crescido o incentivo ao futebol feminino e a realização de eventos esportivos de relevância nacional e internacional, como o JUBs Atléticas, o Mundial de Surfe (WSL) e o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica.
Conhecidos popularmente como Jubão, os Jogos Universitários Brasileiros já foram realizados em Natal nos anos de 1977, 1984 e 1999. Em 2024, a cidade sediou com sucesso a 2ª edição do JUBs Atléticas, evento preparatório que reuniu mais de 2 mil atletas universitários de todo o país e foi fundamental para consolidar a candidatura potiguar à edição principal de 2025.
Com o apoio do Governo do Estado e a mobilização das instituições envolvidas, o Rio Grande do Norte se consolida como referência em gestão esportiva e promoção de políticas públicas que integram inclusão, cidadania, desenvolvimento e visibilidade nacional.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 298 visualizações
11/09/2026 07:24 295 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 292 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 281 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 240 visualizações
09/09/2026 09:19 183 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 182 visualizações
Personalidades e famosos lançam manifesto ao STF exigindo apuração completa do caso Master
09/09/2026 10:56 174 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 173 visualizações