Governo do Estado 16/03/2022 08:00
Governo celebra Dia do Artesão com abertura do Centro de Referência do Artesanato do RN
A data comemorativa, dia 19 de março, será na Cidade da Criança com programação voltada para o fortalecimento do artesanato do Rio Grande do Norte

O Governo do Estado irá celebrar o Dia do Artesão, comemorado no próximo sábado (19), com a abertura do Centro de Referência do Artesanato do Rio Grande do Norte (CRARN), que vai funcionar na Cidade da Criança, no bairro Tirol.
A iniciativa, executada por meio do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte) da Sethas, também contará com uma exposição de acervos da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), do SINE-RN e da Espacial Eventos, realizadora da Fiart – Feira Internacional de Artesanato.
O Dia do Artesão será comemorado das 9h ao meio-dia e a programação vai contar com um ato ecumênico, além de apresentação da Banda Charanga do Riso e uma feira de associações de artesãos, incluindo participação de 10 associações de economia solidária.
Todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 serão seguidas, como exigência do passaporte vacinal e uso de máscaras em respeito ao decreto estadual sobre a covid-19.
De acordo com a subcoordenadora do Proarte, Graça Leal, o Centro de Referência do Artesanato, que vai funcionar na Cidade da Criança, sendo aberto neste 19 de março, se constituirá como espaço de referência para a atividade no estado.
O CRARN vai reunir e expor a produção de artesãs e artesãos dos 10 territórios da cidadania do RN, além do que é feito em outros estados e até países.
ARTESANATO
Graça Leal explica que o artesanato é uma expressão da história do homem em seu lugar. “O artesanato é milenar assim como a história.
É um registro simbólico carregado de memórias afetivas e histórias que nos falam sobre a humanidade e nos revelam nossas sincronicidades a despeito do tempo”, frisa.
O CRARN, a exposição dos acervos, a feira das associações, assim como todas as celebrações do Dia do Artesão são resultado da política do artesanato implantada pelo Governo do Estado na atual gestão para fortalecimento da atividade no Rio Grande do Norte, que terá ainda a abertura da Casa do Artesão do Seridó, com data a ser definida.
A Casa, com sede em Caicó, vai reunir a produção artesanal dos 25 municípios da região Seridó potiguar.
“É com este sentimento de renovação e esperança que celebramos o Dia do Artesão no 19 de março de 2022.
A data foi escolhida em homenagem a São José, o santo cristão que era carpinteiro e, por isso, escolhido como padroeiro dos artesãos”, explica Leal.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 140 visualizações
01/04/2026 04:30 137 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 133 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 133 visualizações
Sesc RN lança desconto de 20% para inscrições no Circuito Sesc de Corridas
01/04/2026 06:42 129 visualizações
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 129 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 127 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 122 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 117 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 115 visualizações