O guia também alerta que os empregadores devem estar preparados para um cenário como um surto de doença ou uma pandemia que obrigue as pessoas a ficarem em casa.
Acrescenta que as pessoas devem preparar-se para perturbações como a redução do trabalho, problemas na cadeia de abastecimento e mudanças na procura do consumidor.
Entre essas interrupções estão as telecomunicações, os serviços bancários, a água, a gasolina, os medicamentos e os alimentos.
E ainda estima que uma futura pandemia “virá em duas ou três ondas, com cerca de três a nove meses de intervalo entre cada surto”, acrescenta.
O hipotético vírus também pode ficar nestes ciclos até dois anos.
Países do hemisfério Norte enfrentam aumento nos casos de Covid-19
Os Estados Unidos e outros países do hemisfério Norte, que agora estão no verão, enfrentam um aumento nos casos de Covid-19. Apesar da tendência, o número de infecções ainda é muito menor que o observado durante o nível pandêmico, assim como o de hospitalizações.
No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, se o vírus continuar a se espalhar, poderá levar a novas mutações e infecções graves que escapam à proteção das vacinas e medicamentos.
