Governo do Estado 18/02/2021 12:35
Governadora vistoria Estrada da Barragem em Pau dos Ferros
Trecho de 2,5 km, que dá acesso ao açude público, foi recuperado pelo Governo do Estado, por meio do DER-RN

A via de acesso da BR-405 ao açude público Dr. Pedro Diógenes Fernandes, em Pau dos Ferros – conhecida como Estrada da Barragem – foi recuperada em novembro de 2020 pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER-RN).
Em sua primeira agenda na capital do Alto Oeste, nesta quinta-feira (18), a governadora, professora Fátima Bezerra, percorreu a extensão de 2,5 km a fim de vistoriar o trecho, que foi recuperado com recursos próprios do Estado, na ordem de R$ 650 mil.
A obra atende a uma solicitação da população feita à chefe do Executivo estadual, durante a realização da 4ª edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti), realizada em Pau dos Ferros, no início do ano passado.
“Em 2020, assumi esse compromisso, de recuperar a Estrada da Barragem, que dá acesso a um dos cartões-postais mais bonitos de Pau dos Ferros. Graças a Deus, mesmo com dificuldades financeiras, conseguimos dar prioridade a esse pleito da população. Portanto, é com muita alegria que estou entregando oficialmente esta obra que vem a melhorar a qualidade de vida desse povo tão querido, que é o povo pauferrense”, declarou Fátima.
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, frisou a importância da iniciativa. “Realmente, essa estrada estava numa situação deplorável. Nossa atitude é de agradecimento, em nome do povo da cidade”, disse.
Presente à vistoria, o diretor do DER-RN, Manoel Marques, explicou que a obra é fruto de um esforço conjunto entre o Departamento de Estradas de Barragem, o Departamento Nacional de Trânsito (Detran-RN) e a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan).

“Estamos iniciando um novo ciclo no Plano Estadual de Conservação das Estradas”, referiu-se ao programa permanente de manutenção da malha rodoviária estadual.
Construída em 1990, a Estrada da Barragem até então só tinha recebido serviços de tapa-buraco e foi totalmente recuperada pelo Governo do Estado. Foram realizados serviços de recapeamento no acesso à Barragem e ao aeroporto de Pau do Ferros. A sinalização está sendo feita pela equipe do Detran-RN.
O trecho é considerado de muita importância para os moradores de Pau dos Ferros, pois além de melhorar o acesso de quem mora após a barragem, facilita a ida ao aeródromo do município e beneficia também o fluxo de turistas que visitam o reservatório em tempos de cheia. Antes de recuperar a estrada, em março de 2020, o DER-RN investiu R$150 mil para recuperar a parede do açude, visando garantir a segurança e a mobilidade dos cidadãos.
Além da Estrada da Barragem, o Governo recuperou mais de 90% de rodovias do Alto Oeste potiguar com o Programa de Conservação de Estradas Estaduais, que destinou R$ 17 milhões para serviços de manutenção em toda a malha viária do estado. Em 2019, a Operação Tapa-Buracos, executada pelo DER-RN, recuperou 296,6 km de vias no Distrito Rodoviário 6 (sede em Pau dos Ferros), totalizando investimento de quase R$ 1,2 milhão.
No Alto Oeste, foram recuperadas as rodovias: RN-079 (Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Alexandria, Água Nova, Olho D’Água dos Borges e Patu); RN-076 (Riacho da Cruz e Umarizal); RN-075 (Serrinha dos Pintos e Pilões); RN-073 (Riacho de Santana); RN-072 (Lucrécia e Frutuoso Gomes); e RN-117 (Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Martins, Umarizal, Olho D’Água dos Borges, Itaú, Tabuleiro Grande e Riacho da Cruz, Pau dos Ferros e Encanto).
BARRAGEM DE PAU DOS FERROS
O Açude Público Dr. Pedro Diógenes Fernandes, ou “barragem de Pau dos Ferros”, como também é chamado, é o sétimo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 54,846 milhões de metros cúbicos de água.
Atualmente, segundo dados do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o reservatório encontra-se com cerca de 20% do seu volume atual. Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), foi inaugurado em 1967.
A deputada estadual Isolda Dantas estava no local representando a Assembleia Legislativa. Além da prefeita Marianna Almeida, também marcaram presença: a presidente da Câmara Municipal do município, Francisca Itacira Aires Nunes, e a vereadora Aldacéia Oliveira, representando prefeitos e vereadores da região.
Pelo Governo, participaram gestores da administração direta e indireta do Estado: Aldemir Freire (Seplan), Fernando Mineiro (Segri), João Maria Cavalcanti (Semarh), Guilherme Saldanha (Sape), Sílvio Torquato (adjunto da Sedec), o diretor do Igarn, Auricélio Costa, e o assessor do Gabinete Civil, Benaldo Medeiros.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Venda suspensa: Anvisa proíbe venda de sal grosso e pó decorativo
21/06/2026 19:23
Cientistas abrem meteorito vindo de Marte e encontram uma surpresa
21/06/2026 16:24
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 250 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 245 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 237 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 198 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 198 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 197 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 195 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 191 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 183 visualizações