Governo do Estado 10/12/2021 18:00
Governadora inaugura novas instalações de escolas no Vale do Açu
Mais de R$ 6 milhões, via empréstimo do Estado junto ao Banco Mundial, foram investidos nas reformas das escolas Tenente Coronel José Correia, em Assu, e da Adalgiza Emídia da Costa, em Carnaubais

Com agenda voltada para a Educação, Saúde e Moradia Popular, a professora Fátima Bezerra inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) dois estabelecimentos de ensino da rede estadual no Vale do Açu.
O primeiro foi a Escola Tenente Coronel José Correia, em Assu, onde foram investidos R$ 3,6 milhões oriundos de empréstimo do Estado junto ao Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão, na reforma e ampliação, sendo R$ 2 milhões nas obras e o restante na compra de equipamentos.
A reforma incluiu a sala dos professores e depósito de materiais, secretaria, biblioteca, almoxarifado, arquivo, diretoria, recepção, coordenação, sala multifuncional, dez banheiros, sendo dois com acessibilidade, um vestiário, cozinha, despensa, copa, área de serviço, cobertura do pátio, jardim e compra de equipamentos.

A escola foi fundada em 07 de setembro de 1911 em outro local e transferida para o prédio atual, em 1948, para atender a demanda por vagas. Tem atualmente 740 alunos do Ensino Fundamental 2 em dois turnos.
O patrono da escola foi juiz de direito da comarca. A escola teve em seus quadros a professora Maria Olímpia Neves de Oliveira, “Maroquinha”, única mulher eleita para o cargo de prefeito de Assu, período 1963/1968.
Há décadas sem receber manutenção, a Tenente Coronel José Correia é uma das 40 escolas que foram ou estão sendo reformadas em 32 municípios do RN.
“A escola é o presente e o futuro, é cidadania. Ela prepara as pessoas para a vida e para o mundo do trabalho. Governar é isso: planejamento, foco, determinação. É estabelecer prioridades. E para o governo de uma professora não podia ser diferente esse olhar especial para a Educação”, disse Fátima.
Perante um auditório formado por alunos e professores, Fátima Bezerra celebrou a “reparação de uma injustiça” contra a categoria, que era a não atualização da promoção vertical, em cumprimento ao Estatuto do Magistério. “No governo da professora, isso é página virada.

Em novembro, a promoção vertical foi atualizada, beneficiando mais de 10 mil professores. Isso é respeito ao professor, é reconhecer o valor que ele tem e o papel desempenhado na sociedade.”
“Essa reforma é um exemplo da competência da governadora Fátima Bezerra”, elogiou a diretora Francisca Chaguinha Alves, citando Paulo Freire: “A Educação é um ato de amor, por isso, de coragem.”
Carnaubais
A outra escola estadual reformada, ampliada e entregue à comunidade pela
governadora, foi a Adalgiza Emídia da Costa, no município de Carnaubais. A unidade foi construída em 1976 com recursos doados pelo Canadá, após a enchente de 1974 que inundou a cidade.
Eram vários os problemas. A rede elétrica não comportava a demanda de equipamentos, muro e esquadrias comprometidas e piso cheio de fissuras.
A partir de agora, os 380 alunos do Ensino Fundamental I e II vão contar com quatro novas salas de aula e dois laboratórios, de informática e ciências, além da quadra poliesportiva, construída em 1982, mas nunca terminada, e que agora está pronta para uso dos estudantes.
Foram investidos R$ 2,9 milhões, por meio do Projeto Governo Cidadão, para a nova estrutura que também conta com um novo pórtico de entrada, cozinha ampla, recreio coberto, banheiros acessíveis completos e um novo layout para o setor administrativo.
“Não foi apenas uma reforma. A Adalgiza foi totalmente demolida e construído um prédio novo. Hoje, ela é referência para as escolas do ensino fundamental, tem a marca do pioneirismo na inovação pedagógica. Temos o melhor Ideb da região. O nosso sentimento hoje é de gratidão”, disse Maria Aldeísa, diretora da 11ª Direc.
“Valeu a luta, valeu o sonho! Carnaubais tem hoje uma das mais belas escolas do Rio Grande do Norte. Puxar no chão de uma escola é muito significativo pra mim, que sou e continuo sendo uma professora que dedicou sua vida à luta pela educação”, enfatizou a governadora.
Sobre o pedido de obras em outra escola do município e da contratação de professores, ela disse que as providências serão adotadas, assim como outras medidas que estão em curso, como a destinação de computadores e acesso das escolas estaduais à internet de alta velocidade.
Durante a solenidade, Fátima Bezerra recebeu o título de Cidadã Carnaubaense, outorgado em 2018 pela Câmara Municipal e entregue pelo autor da proposição, o ex-vereador professor Nicolau Cavalcanti.
Na chegada à escola, Fátima foi recebida pelos docentes e saudada pelo Coral Vozes do Futuro, que cantou o hino da escola, e pela estudante Ester Aniele, de 8 anos, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, que leu um cordel contando a história da Adalgiza.
Fonte e fotos: Assessoria

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 273 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 222 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 219 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 218 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 214 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 211 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 202 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 183 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 181 visualizações