Governo do Estado 04/12/2021 08:27
Governadora entrega medalhas do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico
"É uma homenagem simples, mas uma homenagem de coração, porque o Governo reconhece o papel relevante que a iniciativa desempenha no contexto de desenvolvimento econômico e social. Eu sempre tenho dito, quem gera emprego é a iniciativa privada e o governo é para apoiar", disse a governadora Fátima Bezerra.

A governadora Fátima Bezerra entregou nesta sexta-feira (3), ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico a empresários, agentes públicos, pesquisadores e membros da sociedade civil que se destacaram em 2021 promovendo o desenvolvimento econômico e geração de empregos no Rio Grande do Norte.
Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a homenagem foi feita a 25 personalidades durante evento solene na sede da Federação das Indústrias do RN (Fiern).
“É uma homenagem simples, mas uma homenagem de coração, porque o Governo reconhece o papel relevante que a iniciativa desempenha no contexto de desenvolvimento econômico e social. Eu sempre tenho dito, quem gera emprego é a iniciativa privada e o governo é para apoiar”, disse a governadora Fátima Bezerra.
O secretário Jaime Calado enfatizou o importante papel do desenvolvimento econômico, com reflexo direto no bem estar social e na qualidade de vida da população, e agradeceu aos homenageados da noite.
“Muitos falam em desenvolvimento, vocês fazem. Fazem com as mãos, fazem com o coração, fazem com a alma. Vocês inspiram os outros. Vocês lideram pessoas no que fazem, e fazem um bem enorme para o nosso estado. E o Estado está aqui agora para agradecer, para reconhecer, para enaltecer perante toda a sociedade o bem que vocês fazem”.
O clima que tomou conta do evento foi de esperança. Após um período difícil enfrentado pelos empresários durante o auge da pandemia de covid-19, o sentimento de gratidão pelo apoio do Estado, em especial aos programas de incentivo, grandes responsáveis pela manutenção das empresas e dos empregos nesse período, foi externado pelos empresários de diversos setores contemplados com o prêmio.

A diretora administrativa da Becker, Kátia Harrop, declarou que o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi) foi essencial para que a fábrica mantivesse as portas abertas durante a pandemia, fornecendo para o mundo todos seus produtos de limpeza, entre eles, o álcool em gel.
“Realmente sem o Programa ia ser difícil termos passado pela pandemia. Graças ao Proedi não tivemos nenhuma dispensa de funcionário. Ao contrário, aumentamos a quantidade de funcionários. E realmente, a governadora chegar perto e ver a necessidade do empresário, que precisa do Estado, foi muito importante”, disse.
O agradecimento pelo respiro proporcionado pelo Proedi seguiu entre a fala de diversos homenageados da tarde, como na de José William, presidente da Indústria e Comércio Sabão Guarani, que contou sobre os investimentos proporcionados pelo Programa em sua fábrica, e João Leal, diretor-presidente da Armil Mineração, que reconheceu o grande suporte prestado pela Sedec sob a liderança da governadora.

“Empreender nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, mas quando se tem o apoio de um governo e de um órgão como a Sedec, torna-se uma atividade menos árdua”, disse ele.
O diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, agradeceu e lembrou que a governadora Fátima Bezerra apoiou a empresa desde a primeira semana de gestão.
Ele estendeu a homenagem ao “ídolo”, fundador do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha, o qual também foi agraciado com a medalha do Mérito Potiguar na primeira edição da cerimônia, em 2019.
“Ele abandonou a casa paupérrima no interior do Rio Grande do Norte para vir a Natal, com apenas doze anos e umas moedinhas no bolso, atrás de um único emprego, e nos deixou ano passado, durante a solidão da pandemia, deixando mais de 40 mil funcionários e colaboradores diretos, dos quais o Rio grande do Norte é o maior beneficiado com mais de 12 mil”, destacou.
Confira os nomes dos homenageados:
André Luciano Sudário Prado – Presidente da Júnior Achievement do RN
Cicília Raquel Maia Leite – Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Eduardo Queiroz Monteiro – Diretor Presidente da Usina Estivas
Fátima de Lima Torres – Presidente da UNICAFES/RN
Fernando Luiz Gonçalves Bezerra – Empresário da construção civil
Francisco Canindé de Araújo Silva – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Sociais
Francisco Vilmar Pereira – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM)
Jair Paulino Maia – Empresário Varejista
Jair Urbano de Queiroz – Vice-Presidente da FECOMÉRCIO
Jairo Amorim – Diretor Executivo Industrial da Guararapes Têxtil
João Leal Eulálio – Diretor Presidente da Armil Mineração
José Cordeiro de Lucena Neto – Presidente da CDL/Natal
José Daniel Diniz Melo – Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
José Roberto Nogueira – Fundador e Presidente da BrisaNet e da Nossa Fruta
José William Geraldo de Queiroz – Presidente da Indústria e Comércio Sabão Guarani Ltda
Katia Harrop Galvão da Fonseca – Diretora Administrativa das Indústrias Becker
Leonlene de Sousa Aguiar – Presidente do IDEMA
Mário Orestes Aguirre Gonzalez – Pesquisador e Professor de Ensino Superior
Professor Miguel Nicolelis – Fundador Presidente do Conselho do Inst. Santos Dumont
Paulo Vasconcelos de Paula – Presidente da Sociedade Potiguar de Educação (SPEL)
Pedro Gilson Dias de Araújo – Presidente da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca (ASPERN)
Rita Saldanha Dantas dos Santos – Diretora da Escola Única Master
Robert Klein – Diretor da Voltalia Energia do Brasil
Rodrigo Diniz de Mello – Diretor do Instituto Senai de Inovação
Roberto Sérgio Ribeiro Linhares – Diretor Presidente da CAERN
Fonte e fotos: Assessoria
Descrição Jornalista
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 190 visualizações
02/12/2025 04:30 159 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 152 visualizações
02/12/2025 07:37 147 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 143 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 142 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 141 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 125 visualizações
03/12/2025 08:07 111 visualizações
