Gilmar diz que quem acredita que STF extrapola competências vive no “metaverso institucional” - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Judiciário 06/10/2022 09:15

Gilmar diz que quem acredita que STF extrapola competências vive no “metaverso institucional”

O decano da Corte também criticou a “irresponsável recalcitrância” na condução da pandemia

Gilmar diz que quem acredita que STF extrapola competências vive no “metaverso institucional”

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, rebateu nesta quinta-feira (5) as acusações de que a Corte estaria usurpando competências de outros Poderes da República. Para Gilmar, quem acredita nessa tese vive em um “metaverso do mundo institucional”.

A fala ocorreu durante homenagem aos 34 anos da Constituição Federal de 1988. Gilmar falava sobre diversos avanços promovidos a partir do texto constitucional, entre eles o Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde por parte de todos os cidadãos.

A atuação do Supremo é constantemente criticada, especialmente por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, por causa do que é visto por essas pessoas como interferência do Judiciário em questões que dizem respeito aos outros Poderes.

O decano do STF citou decisões do Judiciário que beneficiaram o governo federal, como aquela que deu aval à política de privatizações do Ministério da Economia de Bolsonaro.

“Em todo esse contexto, a autonomia das Casas do Congresso e a liberdade de ação do Poder Executivo sempre foram preservadas pelo STF. Só mesmo aqueles que habitam numa espécie de metaverso do mundo institucional podem acreditar na cantilena que o STF usurpa algo do Congresso Nacional. Trata-se de uma ilusão de ótica”, disse.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista