Governo do Estado 28/12/2020 15:34
Fórum de Governadores do NE cobra registro de empresas brasileiras para produção da vacina contra a Covid-19
Gestores do executivo estadual da Região Nordeste também deverão ir a Brasília para reunião com a coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde (MS), Francielli Francinatto

A governadora, Fátima Bezerra, integrou a reunião ordinária do Fórum de Governadores do NE, na manhã desta segunda-feira (28).
O grupo, que também integra o Consórcio Nordeste, apresentou a proposta de cobrar das empresas brasileiras que estão à frente da produção da vacina contra a Covid-19 (Instituto Butantan, União Química e Fiocruz), que protocolem junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro emergencial ou de uso definitivo, o mais breve possível.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, mediou o Fórum e também propôs aos chefes dos poderes executivos da Região Nordeste, uma agenda com a coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde (MS), Francielli Francinatto. A ideia é que a visita à gestora da pasta ministerial já aconteça no início de janeiro.
Ambas as ações visam fazer com que as três empresas brasileiras produzam a vacina contra o coronavírus. Juntas, seriam fabricadas cerca de 80 milhões de doses. “Temos essa condição de não ficar dependendo de vacinas de fora”, disse Wellington.
Até o momento, a distribuição das primeiras 15 milhões de doses para todos os estados brasileiros, está prevista para o próximo dia 21 de janeiro.

PARCERIA
Outro ponto importante debatido pelos governadores foi a criação de Câmaras Temáticas que servirão como estratégias de cooperação mútua para avanço, articulação e assessoramento aos estados consorciados.
A ideia é, a partir da expertise de cada ente federado em sua área de maior sucesso, contribuir com o avanço dos demais estados. Dentre as 18 áreas previamente indicadas, o Rio Grande do Norte (RN) coordenará duas Câmaras, do Turismo e da Energia Limpa.
Fátima também destacou outras áreas em que o RN tem avançado como a segurança pública e a saúde. “Estamos conseguindo diminuir os índices da violência aqui no RN, graças às nossas ações assertivas. Temos a melhor equipe de segurança pública da história do RN. Estamos conseguindo manter um diálogo constante entre a Polícia Civil e a Polícia Militar”, afirmou.
A chefe do executivo estadual citou, ainda, a homologação da Política Estadual de Segurança e o primeiro Plano Estadual de Segurança Pública, que tem a frente de sua elaboração o vice-governador, Antenor Roberto, e que é fruto de dois anos de um intenso debate “O sucesso do RN na segurança é fruto da integração”, disse.
Na área da saúde, a governadora contou que, este ano, o Estado conseguiu aprovar a Lei dos Consórcios. Também em 2020, devido a pandemia, o Governo fez um dos maiores investimentos da história do Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos 30 anos. Para o combate ao coronavírus o RN já empenhou R$ 236,8 milhões.
Algumas das Câmaras Temáticas definidas pelos governadores do NE foram: Educação de Tempo Integral (PE), Saneamento Básico e Educação (PB), Programa Mais Infância e Segurança Pública (CE), entre outras.
Também participaram do Fórum o governador do Ceará, Camilo Santana, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o governador da Paraíba, o governador do Sergipe, Belivaldo Chagas, a secretária de Estado da Administração do RN, Virgínia Ferreira, o secretário de estado da Gestão de Projetos, Metas e Articulação Institucional do RN, Fernando Mineiro e secretária de estado adjunta da Saúde Pública do RN, Maura Sobreira.
Fonte e fotos: Assessoria

Descrição Jornalista
Perigo de extinção: abate de 60 mil jumentos por ano ameaça espécie
22/03/2026 12:42
Trump celebra morte de ex-diretor do FBI: “Que bom, estou contente”
22/03/2026 11:31
02/03/2026 06:21 248 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 217 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 212 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 198 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 197 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 189 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 189 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 177 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 165 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 154 visualizações