Polícia Federal 24/04/2026 11:31
“Fingindo trabalhar”: delegados da PF reagem às declarações de Lula

Em reação à fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse ter convocado os delegados da Polícia Federal que estariam “fora da corporação” e “fingindo trabalhar”, a Associação dos Delegados da PF (ADPF) afirmou que as críticas do petista “não têm fundamento” e “simplifica indevidamente o tema segurança pública”.
As declarações de Lula foram mal recebidas pela classe.
A entidade divulgou uma nota, na noite dessa quinta-feira (23/4), e defendeu o trabalho dos servidores que estão cedidos a outros órgãos.
“São profissionais que seguem contribuindo ativamente para o fortalecimento das políticas públicas, não havendo qualquer fundamento para questionamentos generalizados sobre sua dedicação ou desempenho”, diz trecho do comunicado.
A ADPF também rebateu a fala sobre a convocação para “derrotar o crime organizado“. A associação diz que não se pode “induzir a população” a acreditar que somente essa medida é suficiente para resolver o problema no país.
“Ademais, no momento 53 delegados estão cedidos a outros órgãos. Esse número representa menos de 3% do total de delegados de Polícia Federal em exercício. Portanto, não se deve induzir a sociedade a acreditar que a anunciada medida de retorno será o que irá vencer o crime organizado”, destaca a nota.
Segundo o comunicado, as falas do presidente “colocam em dúvida o comprometimento de delegados da PF, ao dizer que profissionais estariam ‘fingindo trabalhar’”, e “simplifica indevidamente o tema segurança pública e o combate ao crime organizado”.
Lula teceu críticas à Polícia Federal em declaração à imprensa nessa quinta. O chefe do Executivo afirmou que os delegados que estão “fingindo trabalhar” vão ter que voltar.
“Só vão ficar fora aqueles que forem secretários de Estado. Mas aqueles agentes, ou delegados, que estão aí em outro lugar, fingindo que estão trabalhando e não estão trabalhando, todos vão ter que voltar, porque nós vamos derrotar o crime organizado neste país. E nós precisamos de todos os delegados, todos os agentes trabalhando para prender bandido neste país”, afirmou.

Descrição Jornalista
“Fingindo trabalhar”: delegados da PF reagem às declarações de Lula
24/04/2026 11:31
MCs Poze e Ryan SP receberam auxílio emergencial durante a pandemia
24/04/2026 10:45
Botafogo se posiciona contra afastamento de Textor e busca reversão
24/04/2026 09:42
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 269 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 236 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 227 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 222 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 218 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 217 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 202 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 190 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 181 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 172 visualizações