FIERN participa de debate sobre novo Minha Casa, Minha Vida para estimular habitação em Natal - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Indústria 02/09/2025 17:15

FIERN participa de debate sobre novo Minha Casa, Minha Vida para estimular habitação em Natal

FIERN participa de debate sobre novo Minha Casa, Minha Vida para estimular habitação em Natal

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) participou do debate sobre novas modalidades do Minha Casa, Minha Vida, promovido pela Prefeitura do Natal em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O evento, realizado nesta terça-feira (2), em Natal, reuniu empresários e autoridades da capital, bem como representantes da Caixa, para debater iniciativas que buscam incentivar e atrair empreendimentos de habitação para as regiões centrais da cidade.

O presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do RN (SINDUSCON-RN), Sérgio Azevedo, representou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, no evento. Ele avalia que o diálogo junto às entidades é importante para combater o déficit habitacional na cidade.

“A Caixa apresentou seus programas e rubricas para atender parte da solução desse problema, em uma proposta apoiada pela própria prefeitura, que pode atuar diretamente doando terrenos ou a partir de parcerias público-privadas [PPPs]”, destaca Azevedo. “Isso está muito em linha com aquilo que entendemos como um dos caminhos para a solução de diversos problemas do Estado, que perdeu muita capacidade de investimento não só para infraestrutura, mas para a moradia também”, frisa.

Foto: Demis Roussos

O encontro teve como destaque as linhas de Locação Social e Retrofit, voltadas para o reaproveitamento de imóveis em áreas centrais.

A proposta busca transformar edificações subutilizadas em bairros como Cidade Alta e Alecrim em moradias de interesse social, estimulando a revitalização urbana e o uso sustentável da infraestrutura já existente.

O modelo representa uma alternativa ao histórico de expansão das cidades por meio de conjuntos habitacionais em áreas periféricas, que contribuíram para o esvaziamento comercial dos centros urbanos.

“A questão da habitação é um dos pontos de trabalho do presidente Roberto Serquiz e da Federação das Indústrias, no sentido de trazer os industriários para próximo das indústrias. O encontro proporcionou muitas informações para gerar desdobramentos no sentido de atender essa necessidade da indústria e fomentar a construção civil”, aponta a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias.

Foto: Demis Roussos

O esvaziamento dos grandes centros urbanos é, explica o superintendente de Rede da Caixa, Tiago Pereira, um cenário que se repete em outros estados.

“A Caixa oferece diversas soluções para trabalhar junto aos municípios no sentido de atrair moradias e habitação, com ações que podem inclusive ter custo zero para a gestão municipal.”

Já o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, afirma que o objetivo da gestão municipal é avançar no debate para estimular a habitação na capital.

“O prefeito Paulinho Freire defende esse diálogo como uma oportunidade de integrar os setores público e privado para consolidar um programa habitacional robusto, capaz de promover a revitalização urbana sustentável em Natal.”

Também participaram do evento o vice-presidente de PPPs e Concessões do SINDUSCON-RN, Carlos Henrique de Oliveira Dantas, e o diretor do SINDUSCON-RN Gabriel Wanderley.

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista