Indústria 30/05/2025 20:13
FIERN Jovem empossa novos integrantes e celebra sucesso do primeiro ano do programa de formação lideranças

Em uma noite de celebração, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) empossou, nessa quarta-feira (28), os novos membros da FIERN Jovem, o programa de formação de novas lideranças para o setor industrial.
A cerimônia contou com a participação da diretoria da FIERN, presidentes de sindicatos da indústria, a diretoria e membros fundadores da FIERN Jovem e representantes de instituições parceiras.
A posse dos 50 novos integrantes amplia a atuação do programa e marca o sucesso do primeiro ano da iniciativa.
O presidente da FIERN e idealizador da FIERN Jovem, Roberto Serquiz, deu as boas-vindas aos novos integrantes e destacou o êxito do programa em intensificar a presença dos jovens industriais no ambiente do associativismo. “O projeto deu certo porque tem um propósito claro e uma liderança.
FIERN Jovem foi pensada para trazer os empresários para frequentarem a Casa da Indústria e precisamos, cada vez mais, motivá-los e trazê-los para estarem no ambiente empreendedor”, afirmou.
“O Papa João Paulo II disse ‘una as duas pontas que o meio funciona’, então estamos unindo os jovens, com ímpeto, vontade e energia, com a experiência dos veteranos. Por isso, não tem erro, porque tudo que agrega funciona. É nessa linha que a FIERN Jovem foi definida”, acrescentou Serquiz.

Ele destacou a importância dos jovens no processo de inovação e de definição das prioridades para o setor produtivo.
“Fico muito feliz por receber mais 50 jovens, que têm características que são importantíssimas. A ambição de alcançar os objetivos, a ousadia para enfrentar os desafios e o dinamismo para colocar em prática aquilo que idealizam. Uma coisa é ter a ideia, mas quem inova realmente é quem coloca em prática e isso já começa a fazer a diferença dentro da Casa da Indústria”, disse.
“Nós precisamos mostrar que a indústria é a solução para o que a sociedade precisa, somos responsáveis por fazer esse trabalho de multiplicação. E vejo esse processo, por exemplo, quando em 2024 chegaram 122 indústrias na Federação, e vejo hoje chegarem mais 50 jovens desse nível, com qualidade e capacidade de trazer inovação, tecnologia e conteúdo, com uma abordagem que precisa ser compartilhada com os veteranos”, ressaltou o presidente da FIERN.
Serquiz citou, ainda, o espaço que a FIERN Jovem terá nas novas instalações da Casa da Indústria. “Teremos um espaço exatamente para que os jovens industriais possam frequentar, ter essa troca de informação e de conhecimento e fortalecer esse laço de amizade que estamos promovendo nos nossos ambientes”, concluiu.
Realizações do 1º ano e planejamento futuro
O presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, apresentou as principais ações do programa ao longo do primeiro ano de atuação e citou o planejamento para os próximos anos.
“Recebemos mais 50 jovens, que se juntam aos 34 membros fundadores para sermos 84 integrantes nesse movimento, que conta com jovens da primeira, segunda, terceira e até da quarta geração. A indústria precisa se transformar, precisa se renovar”, destacou.
Djalma ressaltou a sintonia do programa com a iniciativa dos Novos Líderes Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também busca incentivar a participação de jovens industriais no ambiente do associativismo.
“Com a posse dos novos membros damos início a uma nova etapa, pensando num projeto mais ousado, que é receber o encontro do movimento nacional aqui em Natal”, frisou.

“Temos um planejamento definido para os próximos três anos, que inclui a realização de missões muito mais empolgantes, porque com um grupo maior as conexões se tornam mais diversas e a troca de experiências se torna muito mais rica”, acrescentou.
“E é natural que esses ambientes de conexões propiciem situações que realmente geram negócio, conhecimento e trocas experiências”, finalizou Djalma.
O jovem Leonardo Peixoto, da geração de sucessores da Sadio Alimentos, é filho do industrial e diretor da FIERN Sandro Jorge Peixoto e um dos novos integrantes da FIERN Jovem.
“Meu pai já tem bastante experiência na FIERN e ele sempre mostrou como o associativismo pode ajudar em diversas formas e me estimulou a também contribuir em diferentes frentes”, relatou.
Para ele, a FIERN Jovem é uma oportunidade de obter conexões e conhecimentos, mas também de colaborar com o crescimento da indústria potiguar.
“Acredito que seja uma troca mútua. É muito importante para quem faz parte da indústria estar na FIERN para contribuir para impulsionar esse setor”, afirma. “O Rio Grande do Norte tem muito potencial para crescer e a ideia nessa nova experiência é explorar, por meio do associativismo, as formas de impulsionar o desenvolvimento da indústria”, completou.
Deu no Portal da Fiern
Descrição Jornalista
Metanol no vinho e na cerveja: essas bebidas podem ser contaminadas? Entenda
03/10/2025 08:37 806 visualizações
Cuidado com o vinho barato! Intoxicação por metanol acende alerta no Brasil
05/10/2025 12:55 709 visualizações
Hospital Memorial divulga boletim médico sobre estado de saúde do ex-governador Fernando Freire
08/10/2025 05:00 401 visualizações
Casal é condenado por ‘se beijar excessivamente’ a bordo de avião
06/10/2025 04:38 387 visualizações
Imagens impressionantes: Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
11/10/2025 07:30 376 visualizações
Morre a produtora cultural Candinha Bezerra, esposa do ex-senador Fernando Bezerra
13/10/2025 14:00 324 visualizações
Pernas inquietas: a razão psicológica por trás do movimento constante que muitos fazem sem perceber
02/10/2025 05:28 316 visualizações
O que significa esquecer o nome de certas pessoas, segundo a psicologia
22/10/2025 04:42 290 visualizações
Milton Nascimento recebe diagnóstico de demência aos 84 anos
02/10/2025 10:12 261 visualizações
Careca do INSS enviou R$ 2 milhões via Pix para ex-diretor do órgão
03/10/2025 07:36 254 visualizações
