FIERN homenageia dez sindicatos da indústria potiguar com o Mérito Sindical 2025 - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Indústria 28/11/2025 20:25

FIERN homenageia dez sindicatos da indústria potiguar com o Mérito Sindical 2025

FIERN homenageia dez sindicatos da indústria potiguar com o Mérito Sindical 2025

Reconhecimento e celebração marcaram a noite desta quinta-feira (26), no Olimpo Recepções, em Natal.

Dez sindicatos de setores industriais do Rio Grande do Norte receberam o Mérito Sindical 2025, distinção concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte às entidades que se destacaram no Programa de Meritocracia.

A solenidade reuniu lideranças empresariais e contou com a entrega das condecorações pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz.

O evento também foi palco da outorga da Medalha Walter Byron Dore, reforçando o caráter de valorização institucional e de incentivo ao desenvolvimento da indústria potiguar.

O Mérito Sindical foi entregue aos seguintes sindicatos (listados por ordem alfabética):

* SIFT/RN (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do RN)
* SIMETAL/RN (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do RN)
* SINDIBONÉS/RN (Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do RN)
* SINDIPAN/RN (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do RN)
* SINDISORVETE/RN (Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do RN)
* SINDLEITE/RN (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN)
* SINDMÓVEIS/RN (Sindicato das Indústrias de Serras, Carpintarias e Marcenarias do RN)
* SINDRECICLA/RN (Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN)
* SINDUSCON OESTE/RN (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Oeste do RN)
* SINDUSCON/RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN)

O presidente da FIERN destacou que a iniciativa valoriza os sindicatos que contribuíram com ações efetivas para a melhoria de seus segmentos e para o fortalecimento da atividade industrial. “Foi uma homenagem em reconhecimento às lideranças que, por suas atuações, promovem o desenvolvimento do estado e dos setores industriais”, afirmou Roberto Serquiz.

Segundo ele, o mérito entregue representa o êxito dos sindicatos filiados na integração ao Programa de Meritocracia. “É um projeto de grande alcance, que em dois anos ampliou significativamente a base sindical, com mais de 150 novas empresas associadas às entidades que representam os setores industriais do estado”, ressaltou.

Serquiz enfatizou ainda que a representatividade da indústria potiguar foi fortalecida. Como exemplo, citou a aprovação da filiação do Sindicato das Indústrias de Moagem e Refino de Sal do RN (SIMORSAL) à FIERN, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada em 11 de novembro.

O Programa de Meritocracia Sindical, instituído no início da gestão de Roberto Serquiz, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento industrial, assegurar o protagonismo dos sindicatos e ampliar a base de associados. Seu diferencial é estimular o associativismo por meio de critérios técnicos e bonificação.

Os sindicatos homenageados obtiveram as pontuações mais expressivas nos itens avaliados, como aumento da base de associados, captação de recursos, renovação de lideranças, realização de reuniões periódicas, participação em comissões temáticas, presença em eventos de defesa da indústria, ações de comunicação, elaboração de balanço patrimonial, utilização de serviços do SENAI, IEL e SESI, criação de planos estratégicos e promoção de eventos de capacitação.

Os sindicatos homenageados obtiveram, neste ano, as pontuações mais expressivas nos itens estabelecidos para as avaliações técnicas e a classificação geral no Programa de Meritocracia Sindical.

Esses critérios incluem desempenho em áreas como ampliação da base de associados, captação de recursos, renovação de lideranças, realização de reuniões periódicas, participação em comissões temáticas, presença em eventos de defesa da indústria, ações de mídia ativa, elaboração de balanço patrimonial, utilização de serviços do SENAI, IEL e SESI, criação de plano estratégico sindical e promoção de eventos de capacitação.

Instituído no início da atual gestão, o Programa de Meritocracia tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento industrial, assegurar o protagonismo dos sindicatos e ampliar a base sindical. Seu principal diferencial é estimular o associativismo por meio de iniciativas estruturadas, funcionando com bonificação e critérios definidos.

Presidentes de Sindicatos repercutem premiação

Os presidentes dos sindicatos homenageados ressaltaram o êxito da iniciativa, as condições que favoreceram o desenvolvimento das atividades e o compromisso em ampliar a base sindical e fortalecer o associativismo nos setores industriais.

“É um momento de muita satisfação diante de um ano de intenso trabalho realizado no SINDRECICLA”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN, Etelvino Patrício. Ele acrescentou que a premiação demonstra que a entidade está no caminho certo.

“Em 2026, devemos prosseguir com nosso planejamento. Queremos captar mais associados, fortalecer o Sindicato e contribuir para que o estado avance com geração de empregos e para que a atividade da reciclagem ganhe ainda mais destaque, assim como os demais setores industriais representados na nossa federação”, observou Patrício.

“Tivemos uma alegria com esse reconhecimento ao SINDUSCON, que é muito atuante em defesa de seus associados e tem desenvolvido diversas parcerias”, ressaltou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte, Sérgio Azevedo.

Ele explicou que, em parceria com a FIERN, o Sindicato tem buscado atuar em “pilares que entende serem fundamentais para a sobrevivência e o crescimento da atividade”. Entre esses pilares, citou a formação de pessoas, o apoio jurídico aos associados e a capacitação de gestores e colaboradores das empresas. “Tudo isso em parceria com a FIERN”, comentou.

O presidente do SINDUSCON OESTE, Pedro Escóssia, também destacou a relevância do programa para ampliar a atuação do Sindicato e estimular o desenvolvimento do setor. “Esse projeto é um incentivo para fazermos mais pelo setor e para que o Sindicato tenha uma atuação cada vez mais relevante”, pontuou. “É muito honroso receber essa premiação para o SINDUSCON OESTE”, completou.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista