Governo do Estado 04/10/2023 03:42
Festa dos Mártires em São Gonçalo do Amarante encerrou nesta terça-feira (03)
Comemorações em torno dos Mártires começaram no dia 24 de setembro. O encerramento da festa contou com a presença do vice-governador, Walter Alves
A festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante (RN) foi encerrada nesta terça feira.
O dia 03 de outubro é decretado feriado estadual desde o ano de 2006 (Lei Estadual Nº. 8.913), que homenageia 30 católicos que foram assassinados no ano de 1645 durante as invasões holandesas no Brasil.
Com a presença do governador em exercício, Walter Alves, as festividades terminam hoje com o show do Padre Fábio de Melo.
O tema da festa esse ano é “Vocação e missão, testemunho de amor”.
Foram dois massacres – o primeiro, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, durante uma missa, no Engenho de Cunhaú, localizado em Canguaretama (RN).
O segundo foi na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (RN).
O motivo principal foi a negativa da mudança da religião católica para o calvinismo.
A Companhia das Índias Ocidentais, instituição holandesa que tentava conquistar novos territórios mundo afora, tinha a religião calvinista como base principal de sustentação política.
Os holandeses ocupavam o Nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII.
Para eles, todos deveriam participar dos cultos calvinistas, se declarando como tais – caso contrário, eram repelidos com forte violência.
As 30 vítimas foram beatificadas pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000, e posteriormente, foram canonizadas pelo Papa Francisco, em 23 de março de 2017.
O Governo do Estado reconhece o apelo religioso em torno dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, assim como o imenso potencial para o turismo religioso, com seus monumentos e espaços sacros.
No RN são 3 pontos de romarias e peregrinações: a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante; o Santuário dos Mártires, no bairro Nossa Senhora de Nazaré em Natal, e a capela de Nossa Senhora das Candeias, no antigo engenho de Cunhaú.
“O Governo do Estado apoia a realização da festa dos Mártires, em parceria com a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação José Augusto, com a realização do show do Padre Fábio e com o esquema de segurança da festa”, afirma o vice-governador, que assume o governo do estado enquanto a governadora Fátima Bezerra busca investimentos para o setor de fruticultura na Espanha.
Walter Alves destaca que a Festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu se consolida como um dos maiores eventos religiosos do estado, atraindo pessoas de vários lugares, “e se tornando um evento de turismo religioso de porte regional, impulsionando o desenvolvimento econômico e a geração de renda da região”, enfatiza.
Laura Lody, dona de casa, e Terezinha Freitas, doméstica e cuidadora de idosos, vieram de Caicó (RN) a fim de pagar uma promessa.
Laura adoeceu e passou 10 dias internada numa UTI, e prometeu, caso saísse com vida, participar da festividade trajando roupa preta durante todo o processo.
Toda de preto, com as malas a tiracolo, pois sendo o último dia da festa já voltariam para casa, Laura diz emocionada: “são muitos os milagres”. As duas vieram em um ônibus fretado e ficaram hospedadas na casa de familiares.
Um grupo de 35 ciclistas também marcou presença na festa, vindos de Canguaretama (RN).
“Saímos de 5h30 da manhã, já andamos quase 93 km para chegar aqui. São aproximadamente 166 km ida e volta”, afirma José Augusto Alves, trabalhador de serviços gerais. O grupo, intitulado Bike Lama, de Canguaretama, chama a empreitada de Pedalada dos Mártires, e faz o percurso todos os anos para prestigiá-los: “tudo movido pela fé”, diz José Augusto.
Além das comemorações do feriado de 03 de outubro, os Mártires também são lembrados no dia 16 de julho, em Canguaretama.
Estiveram presentes o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; o ex-senador Garibaldi Alves; e a secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Íris de Oliveira.

Descrição Jornalista
Waack: Ministros do Supremo partem para a briga em público
05/02/2026 09:44
Moraes reage a críticas ao STF e ataca imprensa: “É mentira”
05/02/2026 09:18
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 94 visualizações
03/02/2026 15:54 88 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 88 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 82 visualizações
Polícia Militar apreende 375 kg de maconha na Grande Natal
02/02/2026 08:15 81 visualizações
02/02/2026 11:39 78 visualizações
Quais são as verdadeiras causas da enxaqueca
02/02/2026 15:16 78 visualizações
Lula abre ano eleitoral com menor vantagem dos últimos 16 anos
01/02/2026 11:08 76 visualizações
02/02/2026 07:05 74 visualizações
01/02/2026 13:40 73 visualizações