Judiciário 06/09/2018 09:27
Fachin nega novo pedido de Lula
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou a concessão de liminar requerida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender os efeitos da condenação do caso triplex – ou seja, a prisão e a inelegibilidade.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou a concessão de liminar requerida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender os efeitos da condenação do caso triplex – ou seja, a prisão e a inelegibilidade.
O ministro entendeu que não se aplica a questão criminal do petista a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU que recomendou ao Brasil garantir a participação de Lula no processo eleitoral.
“O pronunciamento do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral”, escreveu o ministro.
“As alegações veiculadas pela defesa não traduzem plausibilidade de conhecimento e provimento do recurso extraordinário, requisito normativo indispensável à excepcional concessão da tutela cautelar pretendida. Registro que esta decisão limita-se à esfera cautelar, de modo que não traduz exame exauriente e definitivo da pretensão recursal explicitada em sede extraordinária”, completou o ministro.
A defesa de Lula pode recorrer da decisão de Fachin. Além desse recurso o petista tem outros dois pedidos que tentam liberar sua candidatura à Presidência da República, que foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Um deles pede ao STF a suspensão decisão do TSE que rejeitou o registro de candidatura ao petista. O relator é o ministro Celso de Mello.
Ao TSE, a defesa pede que STF julgue se decisão do comitê da ONU que recomenda que Brasil garanta Lula nas eleições tem efeito vinculante e que o registro seja deferido. O processo precisa ser admitido pela presidente do TSE, Rosa Weber, que avaliará a se há questão constitucional a ser enfrentada que justifique levar o caso ao STF. Se for encaminhada ao STF, é provável que Celso tinha preferência para relatar este caso.
Descrição Jornalista
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 207 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 182 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 170 visualizações
01/09/2025 12:24 159 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 156 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 134 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 124 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 117 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 113 visualizações