Brasil 28/07/2022 19:30
‘Eu dei uma paulada neles’, diz Bolsonaro sobre banqueiros que assinam carta pela democracia
Chefe do Executivo voltou a criticar, nesta quinta-feira (28), documento que já conta com mais de 160 mil assinaturas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar, nesta quinta-feira (28), a carta em defesa do sistema eleitoral brasileiro e pela democracia, assinada por diversos segmentos da sociedade e que já conta com mais de 160 mil signatários.
Durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que os banqueiros — entre eles Candido Botelho Bracher (ex-presidente do Itaú) e José Olympio Pereira (ex-presidente do Credit Suisse no Brasil) — assinaram o documento porque perderam dinheiro com a transferência bancária desde a criação do Pix.
“Você pode ver que essa carta aos brasileiros e [sobre] democracia, os banqueiros estão patrocinando. É o Pix, que eu dei uma paulada neles”, disse o presidente. “Os bancos digitais também, que facilitamos. Estamos acabando com o monopólio dos bancos”, completou.
Entre os signatários estão banqueiros, empresários, intelectuais e advogados. O documento conta também com a assinatura de ministros eméritos do Supremo Tribunal Federal e docentes de diversas universidades do país, como USP, UFMG, UFRJ e UFPB.
O documento foi feito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em menos de 24 horas obteve a assinatura de mais de 100 mil pessoas. A carta não cita Bolsonaro e afirma que “estamos passando por momento de imenso perigo” para a normalidade democrática, com riscos às instituições e insinuações de desacato ao resultado das eleições.
A carta já tinha sido alvo de críticas por parte de Bolsonaro nesta quarta-feira (27). Durante a convenção que oficializou a aliança do Partido Progressista com o Partido Liberal, o presidente desdenhou do documento.
“Defendemos a democracia. Não precisamos de nenhuma cartinha para falar que defendemos a democracia. Que queremos cada vez mais cumprir e respeitar a Constituição. Não precisamos, então, de apoio ou sinalização, de quem quer que seja, para mostrar que o nosso caminho é a democracia, liberdade e o respeito à Constituição”, afirmou Bolsonaro.
O documento em defesa da democracia será lido em 11 de agosto, na capital paulista. A carta chega em meio às críticas feitas por Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. Recentemente, o presidente convocou embaixadores estrangeiros para levantar suspeitas contra o modelo adotado, o que provocou reações em diversos segmentos da sociedade.

Descrição Jornalista
Inmet emite alerta de chuvas intensas para as 167 cidades do RN
04/07/2026 12:42
Declaração de John Textor deixa torcida do Botafogo preocupada
04/07/2026 11:31
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 95 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 90 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 83 visualizações
02/07/2026 04:30 78 visualizações
01/07/2026 20:20 77 visualizações
Inadimplência avança e bate recorde histórico em maio, aponta BC
01/07/2026 16:57 76 visualizações
02/07/2026 14:34 73 visualizações
Publicidade na internet supera TV aberta pela 1ª vez no Brasil
01/07/2026 20:00 71 visualizações
Vinho ou cerveja: qual é realmente mais saudável?
02/07/2026 11:56 69 visualizações
Tem mais de 60 anos? Veja como tirar a carteirinha que ajuda a viajar de graça
02/07/2026 18:11 68 visualizações