Estudo indica que 15% dos doutores brasileiros são donos de empresas - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Educação 07/10/2025 16:41

Estudo indica que 15% dos doutores brasileiros são donos de empresas

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que o Brasil tem um perfil interessante de doutores que decidiram empreender.

Entre os cerca de 44 mil profissionais titulados entre 2021 e 2022, aproximadamente 15,3% — algo em torno de 6,7 mil pessoas — já eram donos, sócios ou administradores de empresas até julho de 2024. A maioria ocupa cargos de gestão e atua principalmente em micro e pequenas empresas, com destaque para os setores de saúde, educação e serviços jurídicos e contábeis. As áreas com maior presença de doutores empreendedores são Direito (41,7%), Medicina (39,9%) e Odontologia (30,8%).

O estudo aponta ainda três perfis principais: os profissionais “pejotizados”, que abrem CNPJ para atuar como prestadores de serviço; os empreendedores que criam negócios inovadores; e os que já tinham empresa antes do doutorado e buscaram o título para fortalecer sua atuação no mercado. Apesar dos números promissores, o relatório indica que boa parte dos doutores ainda está subaproveitada em funções abaixo de sua qualificação, e reforça a necessidade de maior estímulo à formação empreendedora e integração entre universidades e o setor produtivo.

Deu em Revista Pesquisa FAPESP

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista