Inteligência Artificial 25/01/2026 08:26
Estudo do MIT mostra que pessoas confiam mais em conselhos médicos de IA do que dos profissionais humanos

Pessoas tendem a confiar mais em conselhos médicos gerados por IA do que na orientação de médicos humanos.
Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), publicado no New England Journal of Medicine.
O estudo revela que a confiança na inteligência artificial ocorre mesmo quando as i nformações não são corretas.
A pesquisa, que ouviu 300 participantes, entre profissionais de saúde e leigos, avaliou respostas médicas atribuídas a médicos, plataformas de saúde e modelos de inteligência artificial, como o ChatGPT.
As respostas geradas por IA foram consideradas mais precisas, completas e confiáveis. Nem especialistas, nem leigos conseguiram diferenciar as respostas de inteligência artificial das produzidas por médicos com segurança.
Segundo o New York Post, um homem de 35 anos, por exemplo, foi para a emergência após seguir uma dica de um chatbot que dizia para tratar hemorroidas com elásticos.
Já outro homem, desta vez um idoso de 60 anos, ficou internado por quase um mês após ingerir brometo de sódio, substância indicada por IA para substituir o sal de cozinha.
Pesquisadores do MIT e médicos que acompanham o uso de IA na saúde alertam que o risco está na falsa credibilidade das respostas. Darren Lebl, chefe do serviço de pesquisa em cirurgia da coluna do Hospital for Special Surgery, em Nova York, informa que parte das recomendações e referências apresentadas por sistemas de inteligência artificial não têm base científica.
Mesmo assim, um levantamento da Censuwide indica que cerca de 40% das pessoas confiam em conselhos médicos fornecidos por bots de inteligência artificial.
Deu em IG

Descrição Jornalista
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 222 visualizações
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 221 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 209 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 207 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 179 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 175 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 175 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 174 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 171 visualizações