Esponja transforma água salgada em água doce em 6 horas - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Ciência 04/07/2025 15:32

Esponja transforma água salgada em água doce em 6 horas

Esponja transforma água salgada em água doce em 6 horas

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, criaram uma nova esponja capaz de transformar a água salgada do mar em água doce potável. A novidade, feita com um material de aerogel, leva apenas 6 horas para completar o processo e funciona com a luz do sol.

  • Pesquisadores chineses criaram uma nova esponja que usa luz solar para transformar água salgada do mar em água doce potável;
  • O material é feito de aerogel e impresso em 3D sobre uma superfície congelada, camada por camada;
  • Coberto por uma tampa de plástico transparente, o material, em contato com a luz do sol, transforma a água em vapor e a separa do sal;
  • Em 6 horas, a técnica gera cerca de 3 colheres de sopa de água potável.
Esponja impressa em 3D transforma água salgada em potável. (Imagem: ACS Energy Letters 2025, DOI: 10.1021/acsenergylett.5c01233)

Não é difícil encontrarmos água na Terra, mas a maior parte dela é salgada demais para o consumo. E ainda que existam as chamadas usinas de dessalinização, elas demandam muita energia. Com a nova esponja, a equipe da China pode oferecer uma alternativa energeticamente econômica que remove o sal da água de forma mais sustentável.

Esponja usa luz do sol para transformar água salgada em potável

O material, como explica a equipe em comunicado, é feito de uma pasta com nanotubos de carbono e nanofibras de celulose. Usando impressão 3D sobre uma superfície congelada, as camadas são adicionadas e solidificadas uma a uma, formando algo semelhante a uma esponja com “longas bolsas de ar microscópicas”.

Técnica produz 3 colheres de água potável em 6 horas. (Imagem: ACS Energy Letters 2025, DOI: 10.1021/acsenergylett.5c01233)

Para testar a novidade, a equipe a colocou em um copo com água salgada do mar, coberto com uma tampa curva de plástico transparente. O copo foi, então, exposto à luz do sol – que aqueceu a esponja e transformou a água em vapor, separando-a do sal.

“O vapor se acumulou na tampa plástica como líquido, movendo a água, agora limpa, para as bordas, onde pingou em um funil e recipiente abaixo do copo. Após 6 horas sob luz solar natural, o sistema gerou cerca de 3 colheres de sopa de água potável”, escreve a equipe.

Técnica da esponja funciona em diferentes tamanhos

oceano atlantico
Esponja é alternativa sustentável às usinas de dessalinização. (Imagem: Jon Bilous/Shutterstock)

Os pesquisadores ainda destacam que a esponja consegue manter a mesma eficiência em tamanhos variados. Testes com pedaços de 1 a 8 centímetros de largura apresentaram taxas de evaporação iguais – o que ajuda a tornar a técnica aplicável em diferentes escalas.

“Nosso aerogel permite dessalinização de capacidade total em qualquer tamanho, o que fornece uma solução simples e escalável para dessalinização sem energia para produzir água limpa”, afirmou Xi Shen, líder do estudo publicado na ACS Energy Letters.

Deu em Olhar Digital

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista