“Endemias também causam sofrimento e matam”, alerta diretor da OMS - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Pandemia 14/03/2022 06:00

“Endemias também causam sofrimento e matam”, alerta diretor da OMS

Michael Ryan lembrou que doenças consideradas endêmicas, como HIV, malária e tuberculose matam milhões de pessoa todos os anos

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, fez um alerta, neste sábado (12/3), de que o rebaixamento do nível de atenção da Covid-19 para endemia, adotado por muitos países que começam a relaxar as medidas de segurança, não deve ser encarado pela população como o fim do coronavírus.

Segundo Ryan lembrou que, mesmo doenças endêmicas, como HIV, malária e tuberculose, podem causar sofrimento e morte e precisam de programas de controle fortes para reduzir a transmissão do vírus e novas infecções.

Metrópoles
“Não confundam endêmico com bom”, diz diretor de emergências em saúde da OMS sobre a Covid-19. Mike Ryan explicou que HIV, malária e tuberculose são endemias que matam milhões de pessoas todos os anos. “Mudar de pandemia para endemia não muda o desafio”, alertou.

“Endemia significa que o vírus está presente e sendo transmitido em níveis mais baixos, geralmente com alguma forma de transmissão sazonal ou surtos em uma situação endêmica. É um clássico para muitas doenças infecciosas”, explicou o diretor da OMS em um vídeo divulgado pela agência de saúde da ONU.

“Mas lembre-se, a endemia de HIV, endemia de tuberculose e endemia de malária mata milhões de pessoa neste planeta todos os anos. Então, por favor, não iguale endemia com ‘algo bom’”, continuou.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista