Como dizia Renato Russo, “o futuro não é mais como era antigamente”. E, com tantas novidades tecnológicas surreais, ele está cada vez mais acelerado e com cara de filme de ficção científica.
Um exemplo disso é uma engenhoca apresentada recentemente numa feira de novidades em Osaka (Japão). Trata-se de uma máquina de lavar. Mas ela não é destinada a roupas sujas.
A cápsula foi desenvolvida para humanos entrarem nela. Sentados, eles são ensaboados e depois têm o produto de higiene removido com a ajuda de jatos d’água.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/l/T/N4XkXCRJmRczkGifpAhw/blog-washing-japan.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/4/X/AiwZumQeGjtJaQnha8HQ/blog-washing-machine.jpg)
Tecnicamente, é uma banheira. A Mirai Ningen Sentakki (nome em japonês para Lavadora Humana do Futuro), exibida pela empresa Science, tem um assento onde a pessoa é lavada sem precisar mexer um músculo.
A cápsula gigante ainda tem um projetor para que você possa assistir a filmes enquanto se lava sem o menor esforço. Ela também vem com sensores para detectar o bem-estar físico e mental durante o banho. Assista abaixo a uma demonstração:
Já foram feitas encomendas de seis unidades da “lavadora humana” para hotéis e instalações de lazer no Japão. O valor de cada equipamento é o mesmo que o de um carro de luxo, informou a empresa.
De acordo com a Science, o produto é adequado para hotéis, spas, termas e academias de ginástica, mas também pode ser um luxo para famílias mais abastadas.
Testes apontaram que 77,6% dos usuários se disseram satisfeitos com a experiência, de acordo com o site nipônico “SoraNews24”.