Em caso chocante, homem perfura olho e cérebro com prego – e sobrevive - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Curiosidades 12/01/2024 11:51

Em caso chocante, homem perfura olho e cérebro com prego – e sobrevive

Trabalhador de canteiro de obras na Malásia usava pistola de pregos sem óculos de proteção quando sofreu acidente que resultou em prego atingindo seu lobo frontal cerebral

Em um estudo médico publicado nesta terça-feira (9) na revista Cureus, especialistas do Hospital Sultanah Bahiyah, na Malásia, descrevem o caso de um homem de 30 anos funcionário de um canteiro de obras que teve seu olho esquerdo e cérebro atingidos acidentalmente por um prego.

O trabalhador estava usando uma pistola de pregos pneumática sem usar óculos de proteção. Quando a ferramenta travou, ele verificou o cano em busca de falhas, e a arma disparou acidentalmente em seu olho esquerdo.

O homem chegou ao hospital com perda de visão e sangramento no olho. Ele reclamava de dor de cabeça e dor ocular, mas cooperava e estava totalmente acordado ao ser checado pelos médicos, com seus sinais estáveis.

Além de ferimentos e inchaço no olho esquerdo, os exames inicialmente não revelaram lesões adicionais.

“A força muscular e a tensão de todos os quatro membros estavam normais. Suas análises sanguíneas e outros parâmetros bioquímicos estavam dentro dos limites normais”, descreveram os médicos.

Tomografia reconstruída tridimensional do cérebro mostrando a haste penetrada pelo prego no teto orbital esquerdo e alojada nos lobos frontais — Foto: Tzé Hui Kee et.al / Cureus
Tomografia reconstruída tridimensional do cérebro mostrando a haste penetrada pelo prego no teto orbital esquerdo e alojada nos lobos frontais — Foto: Tzé Hui Kee et.al / Cureus

O trabalhador não tinha histórico médico, cirúrgico ou de uso de drogas significativo. Ele recebeu injeção antitetânica, antibióticos por via intravenosa e medicamento anticonvulsivante.

No entanto, logo ficou claro que os danos atingiram muito mais do que o olho. Um raio-X do crânio do homem mostrou que o prego de 3,2 centímetros havia penetrado no lobo frontal do cérebro, fraturando sua órbita ocular conforme entrou na cabeça, com sinais de sangramento se estendendo para regiões cerebrais vizinhas.

O paciente passou por uma cirurgia de emergência para remover o prego. Durante o procedimento, os cirurgiões notaram que “a artéria carótida interna esquerda, as artérias cerebrais anteriores e os nervos olfativos não foram lesionados”, segundo eles relataram.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista