FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PREFEITURA DO NATAL – IPTU – 0101 A 1001

Economia 24/12/2025 10:19

Economia dos EUA acelera acima do esperado no 3º trimestre

Economia dos EUA acelera acima do esperado no 3º trimestre

PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos, na primeira leitura, cresceu a uma taxa anualizada, ajustada pela inflação, de 4,3% no terceiro trimestre, ritmo mais acelerado do que os 3,8% no trimestre anterior, divulgou o Departamento de Comércio nesta terça-feira (23).

Essa é a taxa de crescimento mais rápida em dois anos.

aceleração nos gastos do consumidor, com alta de 3,5% em relação aos 2,5% do segundo trimestre, e nas exportações, com alta de 8,8% em relação à queda de 1,8% no segundo trimestre, foram os principais fatores que contribuíram para o resultado positivo do PIB no terceiro trimestre.

Embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha pressionado o Federal Reserve para reduzir as taxas de juros a fim de impulsionar a economia, o resultado do PIB deve dar menos motivos ao banco central para cortar as taxas quando se reunir novamente no próximo mês.

Panorama econômico misto

O relatório do PIB oferece uma visão geral da economia. Dessa perspectiva, a economia parece estar em bases sólidas. Mas, ao analisar os detalhes mais a fundo, percebe-se um cenário menos otimista.

Embora os americanos ricos continuem a impulsionar grande parte do crescimento do consumo, os consumidores de baixa e média renda têm se mostrado muito mais cautelosos. Os economistas chamam esse fenômeno de economia em formato de “K “.

“A economia em forma de K está bem diante dos nossos olhos”, disse James Knightley, economista-chefe internacional do ING, em nota divulgada nesta terça após a publicação do relatório do PIB.

O crescimento econômico, segundo ele, está “concentrado entre famílias de renda mais alta e investimentos impulsionados pela tecnologia, enquanto a confiança do consumidor em geral permanece sob pressão”.

Menos de duas horas após a divulgação do relatório do PIB, o Conference Board informou que a confiança do consumidor caiu substancialmente neste mês, 3,8 pontos percentuais em relação a novembro.

O relatório mostrou que os consumidores estão especialmente preocupados com a situação do mercado de trabalho e, pela primeira vez desde setembro de 2024, as empresas relataram uma visão líquida negativa da economia.

Deu em CNN
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista