Detector de metais encontra enorme tesouro de moedas do século 17 na Polônia - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Arqueologia 28/09/2025 18:16

Detector de metais encontra enorme tesouro de moedas do século 17 na Polônia

Detector de metais encontra enorme tesouro de moedas do século 17 na Polônia

Um estoque de mais de 5 mil moedas de cobre foi descoberto com a ajuda de detector de metais em um campo perto de Zewierszczów, na Polônia. A entidade Conservador de Monumentos da Voivodia de Lublin divulgou a descoberta pelas redes sociais.

A coleção reúne, ao todo, cerca de 5.000 moedas. Análises reveleram que elas foram cunhadas entre 1650 e 1657, durante o reinado do Rei Jan II Kazimierz — governante da Polônia entre 1648 a 1668. Veja as imagens abaixo:

Muitas das moedas de cobre foram classificadas como “boratynki”, derivado do nome Tito Livio, que fez parte da cunhagem dos artefatos e por isso, as moedas foram nomeadas em sua homenagem. A grande quantidade de moedas encontradas traz indícios sobre como funcionava a moeda corrente nos séculos 17 e 18.

Aproximadamente 29 moedas eram de prata e por isso, tinham um maior valor monetário na época. Entre elas, moedas de seis grosz emitidas no reinado Jan Kazimierz, além de outras emitidas durante a monarquia de João III Sobieski, Frederico Guilherme de Brandemburgo, Cristiano de Woloski, Leopoldo I e Joaquim VIII.

Os arqueólogos acreditam que as moedas foram enterradas no início do século 18. Como elas continham restos de tecidos decompostos em sua volta, a equipe considera que elas foram escondidas em uma bolsa de lona.

Grzegorz Panek, membro da Associação Histórica e de Exploração de Hrubieszów, foi o responsável pelo achado. Posteriormente, ele relatou a descoberta do tesouro para o Escritório de Conservação de Zamość e ao diretor do Museu de Hrubieszów. Os especialistas mobilizaram uma equipe de arqueólogos para fazer uma inspeção no local, na tentativa de encontrar mais relíquias. Nada feito.

O acervo encontrado foi transferido para o Museu em Hrubieszów, na Polônia, onde serão expostos publicamente após análises detalhadas e trabalhos de conservação.\

Deu em Galileu

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista