FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – CARNAVAL – 2901 A 2702

Eleições 02/08/2022 19:00

Defesa cobra prazo para TSE encaminhar informações sobre urnas

Em ofícios registrados como "urgentíssimos", governo pede para ser respondido até dia 12 de agosto

Defesa cobra prazo para TSE encaminhar informações sobre urnas

O Ministério da Defesa voltou a pedir acesso aos códigos-fonte das urnas eletrônicas e dados de pleitos anteriores ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa vez, estipulou prazo até 12 de agosto para receber as informações, segundo a pasta, devido ao “exíguo tempo disponível até o dia da votação” das eleições deste ano para que as Forças Armas possam analisar as informações.

Ao todo são três ofícios. Dois registrados com a data desta segunda-feira (1), e alerta de “urgentíssimo”, e um terceiro pedido com a data da quinta-feira passada (28).

Em ofícios registrados como “urgentíssimos”, governo pede para ser respondido até dia 12 de agost

O Ministério da Defesa voltou a pedir acesso aos códigos-fonte das urnas eletrônicas e dados de pleitos anteriores ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dessa vez, estipulou prazo até 12 de agosto para receber as informações, segundo a pasta, devido ao “exíguo tempo disponível até o dia da votação” das eleições deste ano para que as Forças Armas possam analisar as informações.

Ao todo são três ofícios. Dois registrados com a data desta segunda-feira (1), e alerta de “urgentíssimo”, e um terceiro pedido com a data da quinta-feira passada (28).

Nesta segunda, o TSE se reuniu com todos agentes fiscalizadores das eleições, inclusive as Forças Armadas. Fontes militares afirmaram à CNN que o encontro foi técnico, cordial mas que, na avaliação deles, faltaram algumas respostas. Não é a primeira vez que o Ministério da Defesa cobra o TSE para ter acesso ao que chama de subsídios técnicos das últimas duas eleições.

Apesar do tribunal já ter respondido formalmente às sugestões da Defesa, a pasta aguarda reunião específica para tratar somente do conjunto de propostas. O TSE afirma que todos ofícios estão sendo sendo respondidos.

Em nota enviada à CNN, o Ministério da Defesa atribuiu o termo “urgentíssimo” a uma formalidade e reafirmou que a permissão para acessar o código fonte já foi liberada pela Corte, mas, ainda assim, o acesso precisa ser solicitado.

“A permissão para o acesso ao código-fonte foi liberada pelo TSE em outubro de 2021. Todavia, o acesso deve ser solicitado, mediante o agendamento de uma “janela de trabalho”, para que o TSE encarregue um servidor para acompanhar os trabalhos. O acesso segue o regramento do TSE e deve ocorrer nas dependências do Tribunal.Cabe destacar que a classificação “urgentíssimo” nos ofícios se deve ao pouco tempo disponível até o dia da votação.Ressalta-se, ainda, que o pedido ao TSE ocorreu agora haja vista o início dos trabalhos das entidades fiscalizadoras, a partir da reunião técnica de orientação feita pelo Tribunal ontem, segunda-feira (1º).

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista