Bebidas 07/12/2024 13:58
Dedo anelar mais longo que o indicador? Isso pode ter relação com a bebida
Agora um estudo sugere uma associação bem estranha: afirma que há uma ligação entre o alto consumo de álcool e o fato de possuir o dedo anelar maior que o indicador. Acredite se quiser!

Já olhou a proporção entre os seus dedos da mão? Normalmente, o dedo mais longo é o dedo médio, depois seguido pelo indicador, e depois pelo dedo anelar.
Mas em algumas pessoas, o anelar vem em segundo lugar no quesito tamanho.
Agora um estudo sugere uma associação bem estranha: afirma que há uma ligação entre o alto consumo de álcool e o fato de possuir o dedo anelar maior que o indicador. Acredite se quiser!

Talvez você não saiba, mas o tamanho dos nossos dedos é algo definido antes do nosso nascimento, por influência dos hormônios a que somos expostos no útero.
Pessoas mais expostas ao estrogênio tendem a ter o indicador mais longo que o dedo anelar. Já quem é mais exposto à testosterona tende a ter um dedo anelar maior. Há ainda os que têm esses dois dedos do mesmo tamanho.
Um estudo recente analisou 258 estudantes participantes (169 mulheres e 89 homens) para verificar qual a relação desse dado com o consumo de álcool.
Os resultados mostraram que havia uma relação entre um maior consumo de álcool e a presença de dedos anelares mais longos em relação aos indicadores.
De acordo com o professor John Manning, da Swansea University, que participou da pesquisa Applied Sports, Technology, Exercise and Medicine, o padrão encontrado sugere uma participação dos hormônios sexuais na formação dos dedos.
“Sabe-se que pacientes dependentes de álcool têm o dedo anelar muito longo em relação ao indicador, sugerindo a testosterona alta em relação à exposição ao estrogênio antes do nascimento. Como esperado, as associações foram mais fortes para homens do que para mulheres”.

O estudo afirma que não se pode estabelecer em definitivo uma relação de causa e efeito – ou seja, a proporção encontrada entre os dedos não é capaz de determinar o comportamento de uma pessoa.
Ainda assim, o que se espera é que esses resultados, ao identificar esta conexão, possam lançar alguma luz sobre os fatores que levam ao consumo excessivo do álcool.
“O consumo de álcool é um grande problema social e econômico. Portanto, é importante entender por que o uso de álcool mostra diferenças consideráveis entre os indivíduos”, afirmou John Manning.
Por isso, de acordo com a proporção entre os seus dedos da mão, talvez seja bom prestar atenção se você não está bebendo demais.
Deu em Mega Curioso

Descrição Jornalista
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 321 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 292 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 287 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 249 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 239 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 225 visualizações
10/10/2026 04:54 219 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 207 visualizações
📊 Quaest divulga pesquisa presidencial do 2º turno
15/10/2026 05:02 204 visualizações
Sai a pesquisa para o segundo turno; veja quem ganha a eleição presidencial de 2026
06/10/2026 05:10 191 visualizações