Lava Jato 09/03/2021 09:39
Decisão de Fachin inviabiliza julgamento sobre Moro, diz ex-presidente do STF
Carlos Velloso afirma que se Moro não é mais considerado o juiz do processo, não há por que analisar a suspeição do ex-ministro

Para o jurista Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), não há mais justificativa para julgar as ações que pedem que Sergio Moro seja julgado suspeito para analisar os processos da Operação Lava Jato, em especial os que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As ações visavam que Moro fosse considerado parcial e estavam previstas para julgamento nas próximas semanas. Nesta segunda-feira (8), o ministro do STF Edson Fachin anulou as condenações impostas pela Justiça Federal do Paraná ao ex-presidente Lula.
Fachin alegou que os casos contra o ex-presidente não seriam de competência da Justiça do Paraná, mas sim a do Distrito Federal. Para Velloso, se Moro não é mais considerado o juiz do processo, não há por que analisar a suspeição do ex-ministro.
“Na minha opinião essa decisão de Fachin prejudicou todos os habeas corpus que envolvem a acusação de suspeição de Sergio Moro que estariam em pauta para serem julgados pois eles agora estão sem objeto, já que o objeto de suspeição de Sergio Moro foi perdido no julgamento,” disse o ex-presidente do STF.
“A primeira coisa que se examina no julgamento de uma ação é se o tribunal é competente. Se o juiz não é competente, não é o juiz natural e não pode seguir com ele e tudo que decorreu da investigação deixa de ser válido.”
Deu na CNN

Descrição Jornalista
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 134 visualizações
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 132 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 129 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 129 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 114 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 106 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 104 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 102 visualizações
TRE-RN proíbe em definitivo pesquisa do Instituto Seta e aplica multa de R$ 53,2 mil por unanimidade
02/09/2026 18:21 100 visualizações