Sem categoria 05/02/2014 05:14
Debate sobre salinas sugere aperfeiçoar legislação
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) participou de debate sobre impacto ambiental da atividade salineira no RN, ontem (4), em Mossoró, e defendeu aperfeiçoamento da legislação para conciliar interesses ambientais, sociais e econômicos.
A intenção é preservar empregos e a natureza, garantindo sustentabilidade à produção de sal e fortalecendo ainda mais a indústria salineira.
“Sem danos ao meio, em parceria com órgãos de fiscalização e controle ambiental, como Idema e Ibama”, frisou.
Na audiência pública, realizada pelo Ministério Público Federal e com a presença de salineiros e órgãos ambientais, Larissa coletou subsídios para projetos de lei, a fim de aprimorar normais ambientais e evitar prejuízos à indústria, fauna, flora e solo.
Entre as sugestões do debate, estão reconhecimento de áreas produtoras como ambientes hipersalinos, sal como produto de utilidade pública ou como artigo de extração mineral. As propostas serão aprofundadas tecnicamente para virar projetos de lei.
“Precisamos de soluções adequadas à complexidade do tema. Não podemos analisar apenas na frieza da lei. Os salineiros não querem ferir a legislação, necessitam de diálogo, de cooperação, de uma abordagem mais educativa, e não repressiva”, comenta.
Segundo Larissa, é preciso acabar com o mito de que salina é destruidora de manguezal e comprovar que os dois ambientes podem coexistir sustentavelmente.
“Sal é motivo de orgulho para o Estado. Vamos encontrar o caminho da conciliação”, conclama.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 164 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 157 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 156 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 153 visualizações
Exclusivo: as novas provas que ligam Deolane com o PCC
01/06/2026 09:53 137 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 132 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 129 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 128 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 126 visualizações