Datafolha: maioria dos brasileiros apoia sanções dos EUA contra Moraes - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Judiciário 02/08/2025 12:17

Datafolha: maioria dos brasileiros apoia sanções dos EUA contra Moraes

Datafolha: maioria dos brasileiros apoia sanções dos EUA contra Moraes

A divulgação de uma pesquisa do Datafolha nesta sexta-feira (1º) revela que a população brasileira está indecisa sobre a revogação do visto americano do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outros membros da Corte, uma ação implementada pelo governo do presidente Donald .

De acordo com a pesquisa, 47% dos participantes apoiam a medida, enquanto 42% se opõem a ela.

De acordo com os dados:

A pesquisa coletou opiniões de 2.004 indivíduos de 16 anos ou mais nos dias 29 e 30 de julho.

A margem de erro nesse estudo é de dois pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos.

O levantamento do Datafolha foi realizado antes do recente agravamento na crise diplomática entre  e Estados Unidos.

Em 30 de julho, a administração Trump adicionou Alexandre de Moraes à lista de  da chamada , a qual permite penalidades unilaterais a estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

Como consequência, quaisquer possíveis bens do ministro nos EUA foram congelados, e os cidadãos americanos não podem mais manter relações comerciais com ele.

A anulação do visto de Moraes foi realizada em 18 de julho, conforme anunciado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Em uma postagem na rede social X, Rubio declarou:

“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair  criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”

Em reação, Moraes declarou nesta sexta-feira que o STF “não irá se envergar a ameaças covardes e infrutíferas”, afirmando que seguirá normalmente com seus trabalhos na Corte, ignorando as sanções impostas:

A pesquisa do Datafolha também mostra inconsistências no sentimento do eleitorado: em um estudo recente, 55% afirmaram concordar com as medidas cautelares aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica e a restrição domiciliar noturna.

Os números sugerem que uma parcela da população é a favor de punições tanto para Bolsonaro quanto para Moraes – embora em situações diferentes e por razões diversas.

A inclusão de Moraes à Lei Magnitsky aumenta a tensão entre as duas nações e provavelmente será assunto de discussão política e diplomática nos dias vindouros.

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista